Tercilia da Silva (Fotopintura: Mestre Julio Santos) |
O Sesc Belenzinho foi o local escolhido para a exposição “Retrato Popular”, que tem curadoria de Rosely Nakagawa, Valeria Laena e Titus Riedl, e será aberta no dia 5 de maio, às 20h. A mostra, que segue em cartaz com visitação pública até 31 de julho, reúne obras do acervo do Memorial da Cultura Cearense.
Nesse acervo cultural, há fotografias, gravuras, esculturas em madeira e argila e lonas pintadas por profissionais que se dedicam à profissão, como Tiago Santana e Tonho Ceará, ambos de Juazeiro do Norte, Luiz Santos, de Recife, e o próprio Mestre Julio, de Fortaleza.
Outros registros – de fotografias com personagens anônimos – fazem parte da coleção de um dos curadores, Titus Riedl, pesquisador e professor da Universidade Regional do Cariri. A proposta da exposição Retrato Popular é mostrar a importância dessa tradição comum em todo o Brasil,
Retrato popular em cidade do sertão (Foto: Tiago Santana) |
Na programação, ainda estão previstas oficinas, projeções e a interação do público por meio de selfies, atualizando o conceito de retrato popular. Para isso, foi especialmente criado um cenário que reproduz o ambiente de uma praça de uma pequena cidade do Nordeste.
Serviço:
Exposição Retrato Popular
Abertura: 5 de maio (quinta-feira), às 20h
Visitação: de 6 de maio a 31 de julho de 2016.
Horário: de terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 19h30.
Local: Galpão do Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho – São Paulo (SP)
Ingresso: entrada gratuita
Mais informações: (11) 2076-9700 ou www.sescsp.org.br/belenzinho