Colaboradores - Lica Gimenes

Festival da Cultura Sertaneja tem concurso de Queima Do Alho e shows

25 de Abril de 2016

Uma das atrações mais tradicionais do Ribeirão Rodeo Music, a Queima do Alho, reuniu mais o público da cidade e da região que puderam curtir de perto a cultura sertaneja ao som do berrante e de muita música de viola neste sábado, 23 de abril. 

 

créditos Helen Ravagnoli

 

créditos Helen Ravagnoli

Nesta edição, o evento contou a presença especial do cantor Sérgio Reis que emocionou os presentes com o pocket show dos seus maiores sucessos. Esta é a primeira participação do músico que já possui 50 anos de carreira. 

 

Sérgio Reis e Matheus Calil

Ao todo 16 comitivas participaram do concurso com pratos típicos dos tropeiros, composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. Feitas à moda antiga, as comidas foram avaliadas por um júri especializado e a comitiva Água do Peão, de São José do Rio Preto, levou a vantagem conquistando o prêmio. O prato leva o tradicional arroz carreteiro, feijão gordo, carne frita na chapa e paçoca no pilão. Resultando em empate, as comitivas Molina, de Franca, e Água Doce, de Icém, ficaram em segundo lugar.

 

créditos Helen Ravagnoli

Os violeiros Zé do Cedro & Tião do Pinho, Luís Faria & Silva Neto, Miler & Fernando, e a dupla ribeirão-pretana Guilherme & Gustavo comandaram a festa. Durante o evento, o locutor Asa Branca estreou no palco formando dupla com Rancharia. Para as crianças, o espaço "Praça Sertaneja Infantil" ofereceu pôneis, passeios de charretes e monitores que ensinaram os costumes caipiras.

Para o vencedor, Milton Liso, participar do concurso gastronômico mais um ano é uma forma de representar a identidade cultural da cidade. "Agradeço a todos que contribuem com a cultura sertaneja pela qual tanto lutamos o ano inteiro. O público presente mantém viva a tradição dos tropeiros até hoje", comenta.

Homenagens

Uma das novidades deste ano foi o ambiente dedicado às homenagens prestadas aos compositores Goiá, Raul Torres, Serrinha e Teddy Vieira, no "Causos Caipiras", além de desfile de carros de bois, mulas traiadas e uma exposição com mais de 800 discos raros.

Grupos dos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais participaram do "Desafio de Catiras" que prestaram homenagem à dupla "Vieira & Vieirinha". "Mais um ano trouxemos atrações que resgataram toda a memória de uma geração e proporcionamos uma emoção inesquecível, além de proporcionar às crianças uma proximidade maior com esse universo caipira e essa cultura tão regional que é a sertaneja", comenta Matheus Calil, um dos organizadores.

 

créditos Phabrica de Idéias

 

SOCIAL

 

Rainha do Ribeirão Rodeo Music - Letícia Cerido

 

Juliano Cézar

 

 

Comentários
Assista ao vídeo