Cultura - Música

O Cordão do Triunfo, bloco que tem a atriz Mel Lisboa como madrinha

5 de Fevereiro de 2016

Dia 07 de fevereiro, domingo de carnaval, às 15h

 

sai pelas ruas do centro de São Paulo para festejar a ‘Boca do Lixo’

O tema deste ano escolhido pela Cia Pessoal do Faroeste é o “Quadrilátero do Pecado”

 

Concentração às 14h e entrega do tradicional prêmio ‘Cai de Boca’ a artistas e colaboradores da companhia teatral, na sede da Companhia, na Rua do Triunfo 305

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto de Priscila Machado

 

Formado pela Cia. Pessoal do Faroeste em 2013, o Cordão do Triunfo desfila no dia 07 de fevereiro, domingo de carnaval. A concentração tem início às 14h, e o cortejo segue pelas ruas General Osório, Santa Ifigênia, Ipiranga, São João, Vitória e a Rua Triunfo a partir das 15h. O Cordão do Triunfo foi criado para resgatar a história da região, revelar aspectos da memória da região, valorizar e retomar a memória do cinema da Boca do Lixo, no sentido de reforçar a relação de pertencimento à região da Luz.

O tema deste ano está ligado a Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado, projeto que a Cia está desenvolvendo para conhecer e aproximar ainda mais o público do entorno, patrocinado pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Durante a concentração do Cordão, às 14h, haverá a entrega do tradicional prêmio ‘Cai de Boca’ a artistas e colaboradores das ocupações coletivas que a Cia Pessoal do Faroeste faz na Boca do Lixo. Um dos premiados deste ano é o filme “Memórias da Boca”, lançado em 2015. O prêmio tem inspiração no documentário ‘Festa na Boca’, de Ozualdo Candeias. Após a entrega dos prêmios e antes da saída do bloco pelas ruas do centro, haverá um brinde em comemoração aos 18 anos do Pessoal do Faroeste.

 

O Pessoal do Faroeste completa no dia 19 de janeiro 18 anos de existência, sendo que os últimos 16 dedicados a um estudo profícuo da região da Luz, em especial ao cinema, as drogas, prostituição, a cultura negra e o samba na região. Estes temas são levados à cena através de editais públicos de incentivo ao teatro, como o ‘Luz Negra’ em cartaz até abril deste ano. A companhia recebeu diversos prêmios pela sua trajetória. Quando se iniciou o estudo do samba na região, veio a ideia de se criar um cordão de carnaval com a intenção de abrir o tema à cidade, de requalificar a região, principalmente a história da Boca do Lixo, que está localizada na própria rua onde a Cia. tem sua sede - a Rua do Triunfo.

O Cordão do Triunfo tem como madrinha a atriz Mel Lisboa e rainha de bateria a atriz Leona Jhovs. No desfile, além dos atores da Cia, engrossam o cordão parceiros, apoiadores e amigos do cordão, além de moradores da região.

 

Bairro: Santa Efigênia.

Subprefeitura: Sé

Responsável: Paulo Faria

Concentração e saída: na sede Luz do Faroeste

Rua do Triunfo, 301/305 

email: pessoaldofaroeste@gmail.com 

 

Telefone: (11) 3362-8883 

Comentários
Assista ao vídeo