Colunistas - Rodolfo Bonventti

Estranhos extraterrestres chegavam na tela da Excelsior para fazer contato com Pelé

16 de Janeiro de 2013


Em março de 1969, o mundo discutia as viagens do Projeto Apolo rumo à Lua e os seriados norte-americanos investiam no tema da ficção científica. No Brasil, foi a autora Ivani Ribeiro a primeira a tratar do assunto em uma novela, "Os Estranhos", exibida pela TV Excelsior por quatro meses. Uma experiência audaciosa no horário das 19h30, e que apesar do grande elenco, não conquistou o grande público noveleiro.

"Os Estranhos" era a história de quatro misteriosos extraterrestres de um desconhecido planeta cujo nome era Y12 que ganhavam uma viagem de estudos a um ponto qualquer do Cosmos e acabavam descendo no Planeta Terra. Aqui, o primeiro contato era com um escritor de livros policiais que vivia em uma ilha.



Os misteriósos extraterrestes eram interpretados por Regina Duarte, Rosamaria Murtinho, João José Pompeo e Roberto Maya, enquanto Cláudio Correa e Castro vivia o professor deles, o estraterrestre Radamés. Já o escritor Plinio Pompeu, para surpresa dos telespectadores, era vivido pelo jogador Pelé, que se esforçou bastante para não decepcionar, embora a autora e o diretor sempre lhe reservassem pouco texto nos capítulos.

A história também envolvia os dramas pessoais de médicos e de estudiosos dos problemas espaciais, mas o público viu tudo como uma mera fantasia e não levou a novela a sério. Muitos se divertiam com o excesso de brilho no corpo, na roupa e nas faces dos artistas que interpretavam os extraterrestres.

A direção de Gonzaga Blota mergulhou na ideia de Ivani Ribeiro, e procurou ressaltar que esses extraterrestres eram, no fundo, pessoas muito boas e preocupadas com os humanos e seus inúmeros problemas aqui na Terra. A atração ficou então com muita gente do bem e pouca intriga para "apimentar" a novela.



Além de Regina, Rosamaria, João José, Maya, Cláudio Correa e Pelé, o grande elenco tinha ainda Stênio Garcia, Gianfrancesco Guarnieri, Márcia de Windsor, Carlos Zara, Márcia Real, Átila Iório, Vera Nunes, Serafim Gonzales, Cleyde Blota, Osmano Cardoso, Marcus Toledo, Vida Alves, Silvio de Abreu, Lídia Costa, Mário Guimarães, Lucy Meirelles e a estreia de Osmar Prado em novelas na Excelsior.

"Os Estranhos" vale pela curiosidade do tema desenvolvido por Ivani e pela presença inusitada e única de Pelé em uma novela, mas em um momento em que a TV Excelsior já sentia o peso de não conseguir equilibrar receitas com despesas e via a iminência do seu fim, não foi um acerto da emissora e contribuiu para afastar parte do seu público desse horário, que se bandeou para a TV Tupi para assistir "Nino, o Italianinho".

E na próxima semana: um jornal de vanguarda nos anos 1960.
Comentários
Assista ao vídeo