Cultura - Música

Chaiss na Mala faz show em ônibus em movimento

9 de Novembro de 2015

 

Na terça, o ônibus da Trupe Sinhá Zózima no Terminal Urbano Parque Dom Pedro II vai ser tomado pelos poemas jazzeados dos músicos do Chaiss e dos poetas do Jazz na Kombi

 

São Paulo, 06/11/2015 – A partir das 20h, na próxima terça-feira, 10/11, o Chaiss na Mala – grupo expoente no cenário da música instrumental – e os poetas Giovani Baffô e Thiago Calle – idealizadores do Jazz na Kombi – vão entrar no ônibus estacionado no Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n) e sair pelas ruas da cidade apresentando seus poemas jazzeados. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos.

Com a proposta de se constituir como um projeto de música instrumental e experimental de repertório, o Chaiss, criado em 2009 pelos músicos Fábio de Albuquerque e Robson Ashtoffen, parte de referências da música clássica, negra, blues, jazz, rock progressivo, música brasileira e oriental e leva seu trabalho e sua pesquisa para espaços públicos, em busca de um diálogo ao pé do ouvido com o público. Para esta apresentação somará às músicas de seu novo disco, Afrodisia, lançado em 2015 pelo selo fonográfico 180, as improvisações sonoras com os poetas Giovani Baffô e Thiago Calle.

 

“Apostamos muito nessas parcerias. O Chaiss está sempre nas ruas, com nossos companheiros do Jazz na Kombi ou tocando com outros parças pelas vielas de São Paulo. Essa é nossa origem. E estamos sempre dentro do busão para ir de um lugar para o outro. Poder tocar em um ônibus em movimento é sensacional. Tem tudo a ver com a gente”, afirma Rob Ashtoffen, um dos criadores do Chaiss.

 

A apresentação faz parte da programação de novembro da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!, desenvolvida pela Trupe Sinhá Zózima, contemplada com o Edital Proac 44/2014 e que contacom o apoio de cessão de espaço da SPTrans. Todas as terças-feiras, às 20h, os frequentadores do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II têm acesso gratuito à programação artística e cultural.

 

Serviço:

 

Poemas Jazzeados, com Chaiss na Mala, Giovani Baffô e Thiago Calle 

Sinopse | O grupo jazzístico de música instrumental, Chaiss na Mala, apresenta a nova parceria com os poetas Giovani Baffô (menor sarau do mundo) e Thiago Calle – idealizadores do Jazz na Kombi. A interação entre improvisação musical e as palavras, uma variedade de sonoridades entre a narrativa e os temas. O jazz, funk, fusion e além, criando uma nova ponte de integração de expressões artísticas.

 

10 de novembro | terça-feira | 20h | gratuito

duração: 90 minutos

 

ônibus da Trupe Sinhá Zózima | Plataforma zero do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n)

Ação | Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!

Realização | Trupe Sinhá Zózima

Livre para todos os públicos

Distribuição do ingresso 1h antes em frente ao banner de divulgação na plataforma zero do terminal

Mais informações: 55 (11) 9.6292-0447 | contato@sinhazozima.com.br | www.facebook.com.br/sinhazozimaoficial | www.sinhazozima.com.br

Chaiss

Criado em 2009 pelos músicos Fábio de Albuquerque e Robson Ashtoffen, com a proposta de se constituir como um projeto de música instrumental e experimental de repertório, parte de referências da música clássica, negra, blues, jazz, rock progressivo, música brasileira e oriental e leva seu trabalho e sua pesquisa para espaços públicos, em busca de um diálogo ao pé do ouvido com o público. É um dos grandes parceiros do Jazz na Kombi, com a qual idealiza e produz o Iquiririm Jazz Festival, na ‘viela do jazz’ da zona oeste de São Paulo. Também com o pessoal dessa notória kombi já teve o prazer de organizar encontros com nomes da grandeza de Casey Scheurell e Chris ‘Daddy’ Dave, tocando jazz pelas ruas da cidade. Os artistas estão envolvidos com os movimentos de arte de rua na cidade de São Paulo e trabalham em duas formações: Chaiss Quinteto e Chaiss na Mala. A última traz uma mala como um dos componentes da bateria, propondo uma nova sonoridade e a facilidade de deslocamento pelos múltiplos espaços. Para saber mais acesse o link. E confira o vídeo da primeira apresentação do grupo no ônibus da Trupe Sinhá Zózima, realizada em 2014.

 

Trupe Sinhá Zózima

Trupe Sinhá Zózima é um grupo de teatro, formado por atores profissionais que, desde 2007, pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, espaço de descentralização e democratização do acesso às artes. Durante os sete anos de pesquisa, a Trupe desenvolveu diversos projetos pesquisas que culminaram na criação e realização dos espetáculos Cordel do amor sem fim (2007) – de Cláudia Barral, apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também encenado no continente europeu, Valsa nº 6 (2009) – de Nelson Rodrigues, O poeta e o cavaleiro (2010) – livre inspiração na obra literária de Pedro Bandeira e contemplado com o Prêmio Myriam Muniz da Fundação Nacional …das Artes (FUNARTE), Dentro é lugar longe (2013) – de Rudinei Borges e dos projetos 1º Mostra de Teatro no Ônibus (2009) e Plantar no ferro frio do ônibus o ninho – Residência artística por um teatro do encontro sem fronteiras(2012/2013) – contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Foi um dos grupos selecionados para representar o Brasil no I Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul), em maio de 2014. Em junho de 2014 iniciou as ações do projeto Os minutos que se vão com o tempo: da imobilidade urbana ao direito à poesia, à cidade e à vida, contemplado pela 24º Edição da Lei de Fomento. Além disso, todas às terças-feiras, às 20h, os frequentadores do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II, localizado na av. do Estado, s/n - São Paulo, têm acesso gratuito à programação artística e cultural por conta da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro! Para saber mais sobre a ação, confira a revista Goiabeira, com registro do que rolou em 2014.

Comentários
Assista ao vídeo