Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Telejornal, seriados e infantis eram os trunfos da TV Globo Rio

14 de Dezembro de 2011


Pietro Mario e crianças no Capitão Furacão

Em 26 de abril de 1965, entrava no ar a TV Globo do Rio de Janeiro com a transmissão do programa infantil "Uni Duni Tê". No mesmo dia, a mais nova emissora também estreava o "Telejornal Tele Globo" e o seriado "Rua da Matriz", escrito por Moyses Weltman, Lygia Nunes e Hélio Tys.

O seriado teve apenas seis capítulos e era exibido uma vez por semana, às 18h30. Dirigido por Otávio Graça Mello, tinha no elenco Lafayette Galvão, Miriam Pires, João Carlos Barroso, Cláudia Martins, Nestor de Montemar e Milton Carneiro.

A teledramaturgia seria um dos pontos fortes da nova emissora e, no segundo dia de vida, a TV Globo do Rio de Janeiro estreava outro seriado, esse de carreira mais longa, chamado "22-2000 Cidade Aberta", uma criação de Domingos de Oliveira, dirigido por Victor Lima, que teve 30 episódios, estrelados por Jardel Filho, Cláudio Cavalcanti, Fregolente, Antonio Petrin, Sonia Dutra, Jece Valadão e Vera Vianna.


Jardel Filho no seriado 22-2000 Cidade Aberta

Na primeira semana da emissora, estreou também um programa infantil que marcou uma geração no Rio de Janeiro, "Capitão Furacão", considerado por muitos como o avô dos programas infantis que surgiram depois nas principais emissoras brasileiras. Interpretado pelo ator Pietro Mário, que na época tinha apenas 26 anos e, por isso, usava uma barba postiça para deixar o personagem mais velho, o Capitão Furacão era um velho marujo contador de histórias que entre uma história e outra apresentava desenhos e muitas brincadeiras. A partir de 1966, ele ganhou uma parceira, Elizângela, que ainda era muito menina e que, depois, se transformou em uma atriz de sucesso nas novelas da emissora.

O "Telejornal Tele Globo" ia ao ar em dois horários, às 12h e às 19h, e foi criado por Mauro Salles. No primeiro horário, com notícias mais leves e de cultura e entretenimento, era apresentado por Paulo Gil e Íris Lettieri e tinha duração de meia hora. No horário noturno, a apresentação era de Hilton Gomes, Aluisio Pimentel, Fernando Lopes e Teixeira Heizer, este último somente com as notícias esportivas, e também tinha duração de 30 minutos. As duas edições iam ao ar de segunda a sábado.

Quando, um ano depois, a TV Globo chegou a São Paulo, a programação sofreu várias mudanças.


Hilton Gomes foi o primeiro locutor do Tele Globo

E, na próxima semana, o maior ator dos nossos palcos se tornava o principal galã das novelas da Tupi.

Comentários
Assista ao vídeo