Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Um, Dois, Feijão com Arroz e a crítica com humor ao exército

12 de Outubro de 2011


Renato Aragão em 1965, na TV Excelsior

Ele já foi o recruta Bambolê, mas ficou nacionalmente conhecido como Didi Mocó Sonrisal Colesterol Mufumo ou simplesmente Didi Mocó. Mas o que pouca gente sabe é que seu intérprete, o talentoso Renato Aragão, um dia pensou em se tornar advogado, justamente por ser detalhista, muito meticuloso e ter um cuidado grande com a gramática em tudo o que escrevia.

Ele até se formou em advocacia no Ceará, mas não resistiu e veio para o Rio de Janeiro para aprender a lidar com a produção e direção de programas na televisão. Logo que chegou, foi parar na TV Tupi para escrever e interpretar textos cômicos no programa "A E I O Urca".

E, a partir daí, a carreira como humorista não parou mais e lá se vão 47 anos de estrada, fazendo crianças, adultos e os mais idosos rirem com as suas piadas e palhaçadas.

No final de 1965, Renato Aragão veio para a TV Excelsior de São Paulo e, ao lado de Dedé Santana, criou os recrutas Bambolê e Bibelô no programa "Um, Dois, Feijão com Arroz", um humorístico que era exibido nos domingos, às 19h, e onde eles aprontavam muito com o Sargento Pincel.


Renato Aragão e Dedé Santana em 1967

Uma curiosidade é que, através programa, já que era o próprio Renato Aragão que escrevia a maior parte das esquetes cômicas, ele fazia muitas sátiras e críticas ao exército brasileiro. E, mesmo em tempo de regime militar pesado, o programa demorou para sofrer censura, e a mesma só veio porque alguns "bordões" contra o personagem do Sargento Pincel começaram a ficar "populares" demais pelo País.

O programa era dirigido por Wilton Franco, que trabalhou muitos anos com Renato e Dedé, e foi o embrião dos famosos Trapalhões, que surgiriam alguns anos depois para deixarem sua marca no humorismo da televisão brasileira.

Na década de 1960, além de marcar presença na telinha da TV, Renato Aragão também investiu no cinema em fitas que renderam grandes bilheterias e ajudaram a perpetuar o seu Didi Mocó, como "Na Onda do Iê Iê"; "Adorável Trapalhão"; "A Ilha dos Paqueras"; "Dois na Lona" e "Bonga, o Vagabundo".

E, na próxima semana, uma moça vem de longe para arrebentar a audiência.

Comentários
Assista ao vídeo