Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Um pool de emissoras garantiu a primeira Copa do Mundo na TV

21 de Setembro de 2011


Homenagem aos campeões do mundo de 1962

As transmissões esportivas no Brasil começaram com muita improvisação. No início, apenas uma câmera fixa acompanhava, e de longe, todas as jogadas, ou melhor, aquelas que era possível alcançar.

A primeira transmissão esportiva da nossa TV foi em 15 de outubro de 1950, na cidade de São Paulo, e o jogo era entre Palmeiras e São Paulo, no Pacaembu.

A primeira Copa do Mundo a ser televisionada foi a de 1954, realizada na Suíça, mas o Brasil ainda não tinha know-how para tanto e, assim, apenas alguns países europeus puderam assistir aos jogos naquele ano, por uma questão de logística. Algumas imagens, claro que em preto e branco, chegaram ao Brasil, mas foram transmitidas apenas dois ou três dias depois, somente pelos telejornais da TV Tupi.

O Brasil ganhou a Copa em 1958 e, quatro anos depois, em 1962, a torcida para a conquista do bicampeonato mundial era muito grande. A primeira vitória, em 1958, chegou ao vivo, aos brasileiros, apenas pelas emissoras de rádio, mas, em 1962, já havia o videotape e as nossas redes de televisão também já estavam mais bem aparelhadas. E, além de tudo, a Copa não era assim tão longe, já que se realizava no Chile.

Como a transmissão ao vivo de uma Copa do Mundo ainda era um sonho, as fitas das partidas vinham de avião de Santiago do Chile e eram exibidas dois dias após a realização dos jogos. Foi assim que os brasileiros puderam acompanhar a trajetória vitoriosa da nossa seleção, dirigida por Aymoré Moreira e que tinha Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Garrincha, Vavá e Zagallo, entre outros, naquele time vencedor.


O craque Garrincha, em 1962

A comemoração do bicampeonato mundial de futebol foi discreta nas ruas da cidade de São Paulo, mas, mesmo assim, a tv brasileira obteve uma das maiores audiências em 1962 quando, dois dias depois da conquista, por meio das imagens das nossas emissoras, os brasileiros puderam, realmente, comprovar os 3 a 1 sobre a Tchecoslováquia com gols de Amarildo, Zito e Vavá.

A partir dessa experiência bem sucedida, nossas emissoras começaram a investir mais no futebol pela TV até chegar aos anos 1970, quando a invasão foi total em todos os horários e em quase todas as emissoras.


Seleção campeã da Copa do Mundo de 1962

E, na próxima semana, o domingo era dele: César de Alencar.

Comentários
Assista ao vídeo