Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: A concessão que fez surgir a TV Globo e que mudou esse mercado

13 de Julho de 2011



Foi o presidente Juscelino Kubitscheck (1902-1976) quem assinou, no final de 1957, a concessão de um canal de televisão para a Rádio Globo, que era dirigida pelo empresário Roberto Marinho (1904-2003), também dono do jornal O Globo. Estava dado o primeiro passo para o surgimento de uma poderosa rede de TV no país que, a partir do final dos anos 1960, mudou o jeito de se fazer televisão no Brasil.

Em uma época em que Tupi, Record e Excelsior brigavam acirradamente pela fatia do público que já possuía seu aparelho de televisão em casa, a concessão desse canal para uma empresa jornalística que já possuía um jornal e uma rádio e, portanto, poderia criar mais rapidamente um novo império de comunicação, não agradou aos donos das emissoras paulistas, principalmente à Tupi do grupo Diários Associados de Assis Chateaubriand.

Prevendo que a concorrência não seria nada fácil, Roberto Marinho fez um acordo com o grupo norte-americano Time-Life, o que lhe possibilitou capital financeiro e know how para a grande investida. E mais de sete anos depois da assinatura da concessão, o grupo comandado pelo empresário Roberto Marinho inaugurava oficialmente o canal 4 do Rio de Janeiro.

Eram exatamente 11 horas da manhã do dia 26 de abril de 1965, quando o programa infantil "Uni Duni Tê", baseado no programa da tv americana "Romper Room", entrava no ar e inaugurava a mais nova emissora brasileira. O programa tinha uma hora de duração e era apresentado pela Tia Fernanda, na verdade a professora Fernanda Barbosa Teixeira, que foi escolhida por meio de uma seleção.

O programa infantil "Capitão Furacão", apresentado pelo ator Pietro Mário; o telejornal "Tele Globo" e o seriado "22-2000 Cidade Aberta", estrelado por Jardel Filho, Cláudio Cavalcanti e Fregolente, produzido em parceria com os estúdios da Herbert Richers foram algumas das atrações dos primeiros meses da nova emissora carioca.



Um ano depois, o grupo Roberto Marinho adquiria do Grupo Victor Costa a TV Paulista, fundada em 1952, e surgia então a TV Globo Paulista, canal 5. Mas a ideia de uma rede nacional não demoraria a ser formada com mais uma emissora em Belo Horizonte, outra em Brasília e ainda mais uma em Recife, isso tudo entre 1968 e 1970.

O surgimento do novo grupo televisivo mexeu com esse mercado e a história da televisão brasileira se faz,
a partir de 1966, com a inauguração da TV Globo em São Paulo, muito mais rapidamente, com cada emissora querendo apresentar aos telespectadores a sua força e a sua criatividade em lançar novos produtos e formatos.

E na próxima semana, a Excelsior sai na frente da Tupi e inova com a primeira novela diária.

Comentários
Assista ao vídeo