Viver - Esporte

HIPISMO: Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP tem novo líder a última etapa do fim

13 de Outubro de 2015

Marcello Ciavaglia vence GP válido pela sétima etapa do Brasileiro e com a presença de medalhistas olímpicos; Na Holanda, Gabriel Cury conquista um resultado inédito para o CCE brasileiro

 

Sociedade Hípica Paulista lotada para acompanhar o GP válido pela sétima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP, que encerrou o Concurso de Saltos Internacional Longines 2015, na noite deste domingo (11/10). A prova contou com a presença do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, do medalhista olímpico Doda Miranda e do campeão pan-americano por equipes no Pan de 2007 Pedro Veniss, que vieram da Europa especialmente para o evento e saltaram com cavalos emprestados. Os três cavaleiros estão na disputa por uma vaga na equipe olímpica do Brasil e fizeram sua última apresentação no país antes dos Jogos Rio 2016.

O GP com obstáculos entre 1.40 e 1.60m foi desenhada por Guilherme Nogueira Jorge. Ele também será o armador de percurso dos Jogos Olímpicos e provou o grande nível técnico de suas pistas. Nenhum conjunto conseguiu fazer duplo zero. Dos 31 conjuntos que participaram da primeira passagem, 12 foram para a segunda volta, entre eles Rodrigo Pessoa (7o lugar), Doda Miranda (5o lugar) e Pedro Veniss (9o lugar no GP, depois de vencer duas provas no evento). Mas o dia foi do cavaleiro Marcello Ciavaglia, que conquistou as duas primeiras posições. No dorso de Queenie R fez uma falta em dois percursos e com o tempo de 44s35 ficou com a vitória. Montando Conto, garantiu também o vice-campeonato, também com uma falta em duas voltas com 45s68. A terceira colocação no GP ficou com Pedro Muylaert e Colorado E (0/4-48s85). O GP ainda contou pontos para o Ranking FEI Longines, valeu como etapa seletiva para a Final da Copa do Mundo 2016 e qualificativa olímpica.

"Eu estou muito feliz pela dobradinha e com a participações dos medalhista olímpicos. Tive sorte e como diz o Rodrigo, quanto mais a gente se esforça, mais sorte a gente tem", comentou o campeão Marcello Ciavaglia. 

Com os resultados da sétima etapa, o Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP tem novo líder a uma etapa do final do circuito. O paulista Pedro Muylaert assumiu a primeira posição com 89 pontos, seguido por José Roberto Reynoso com 83 pontos e Sérgio Marins em terceiro, com 82. A oitava e última etapa será no dia seis de dezembro, durante o TOP Riders, na Sociedade Hípica Paulista. Os participantes terão direito a dois descartes de resultados, porém a última etapa, com peso 1,5, não poderá ser descartada. No fim das oito etapas, o campeão brasileiro leva para casa um carro Hyundai IX35 0km.

"Estou super feliz e torcendo para acabar logo o ranking, igual a hoje. A minha expectativa para o meu primeiro título brasileiro é enorme, mais um objetivo a ser alcançado", falou o novo líder do Brasileiro Pedro Muylaert. 

CCE tem resultado histórico na Holanda: 

O jovem cavaleiro brasileiro Gabriel Cury no dorso de Grass Valley conquistou um resultado inédito para o Brasil com a quarta colocação na final da Copa das Nações do CCE ( Concurso Completo de Equitação), em Boekelo, na Holanda. Foi a primeira vez que o Brasil participou desta competição. A vitória no individual foi do conjunto britânico Nicolas Wilson / Bulana, com 47,10 pontos. A prata ficou com Blyth Tait / Xanthus III, da Austrália, com 49,20 e o bronze com Kristina Cook / Billy the Red, com 50,50. Gabriel e Grass Valley somaram 50,80 pontos e conquistaram este importante quarto lugar para o país. Grabriel Cury briga por uma vaga na equipe olímpica do Brasil de CCE para os Jogos do Rio. Este resultado só comprova a evolução técnica dos cavaleiros brasileiros com o trabalho desenvolvido pelo neozelandês Mark Todd, a Confederação Brasileira de Hipismo e seus parceiros. 

A Irlanda foi a campeã por equipes do CCIO3* de Boekelo, seguida por Estados Unidos e Nova Zelândia. A equipe brasileira formada por Gabriel Cury/Grass Valley, Ruy Fonseca/Korsica e Carlos Paro/Summon Up the Blood ficou em 10º lugar. Na classificação geral, entre as sete etapas disputadas da Copa das Nações de CCE, a Grã Bretanha levou a melhor com 52 pontos, seguido por Alemanha com 44 e Austrália com 40. 

Comentários
Assista ao vídeo