Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: A Excelsior entra no ar e São Paulo passa a se ligar no 9

4 de Maio de 2011



Era 09 de julho de 1960, 28º aniversário da Revolução Constitucionalista de São Paulo, quando as primeiras imagens da TV Excelsior foram ao ar. Surgia a quarta emissora de televisão paulista e talvez a mais querida delas em toda a década de 1960, a TV Excelsior, Canal 9. E, a partir daí, o seu slogan foi seguido à risca: "Não ligue para ele...se ligue no 9".

A emissora pertencia a um grupo de empresários que era formado por Mário Wallace Simonsen, dona da empresa aérea Panair; José Luiz Moura, grande exportador de café; João Scatimburgo, dono do jornal "Correio Paulistano"; Ortiz Monteiro, deputado e primeiro dono da TV Paulista e Paulo Uchoa de Oliveira, também sócio do "Correio Paulistano". Seu primeiro diretor artístico foi Álvaro de Moya, autor anos mais tarde do livro "Glória in Excelsior", onde ele narra toda a aventura épica que foi montar e dirigir a emissora.

O auditório era no hoje Teatro Cultura Artística, na Rua Nestor Pestana, 196 e os estúdios foram arrendados da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, e ficavam na Vila Guilherme. A TV Excelsior trouxe grandes novidades para a telinha, entre elas o profissionalismo que até então não era muito comum nas outras emissoras, com o respeito e obediência rígida aos horários da sua programação, a valorização de todos os profissionais que trabalhavam para levar o programa ao ar, com o crédito do nome de todos eles no início ou no final de cada programa, e a definição de quanto tempo (15 segundos, 30 segundos ou 1 minuto) deveriam ser os comerciais que seriam levados ao ar.

O programa de estreia foi aberto pela Banda da Força Pública do Estado de São Paulo, e depois dos discursos de inauguração, o público pode se deliciar com o show "Bossa Nove", produzido por Abelardo Figueiredo e com um elenco de artistas como Dorival Caymmi, Elizeth Cardoso, Lúcio Alves, Silvinha Telles, Tito Madi, João Gilberto, Trio Irakitã e Carminha Mascarenhas.

Mas o programa mais comentado da emissora nos seus primeiros anos foi o "Brasil 60", com apresentação de Bibi Ferreira. Era uma criação de Álvaro de Moya, Manoel Carlos e Abelardo Figueiredo, com muita música e causos e histórias interessantes. O sucesso foi tão grande que o programa ganhou várias versões e virou "Brasil 61...62...63...64 e foi até 1968".


Bibi Ferreira na TV Excelsior

Outros destaques foram o programa humorístico-musical "Simonetti Show", com o maestro Enrico Simonetti, e a exibição de filmes nacionais na tv uma vez por mês, se alternando com as produções internacionais.

Mas foi na produção de telenovelas e na invenção da telenovela diária, a partir de 1963, que a TV Excelsior conquistou de vez os corações de todos os paulistas e brasileiros. Mas esse é um assunto que vamos explorar melhor em outra coluna.

Comentários
Assista ao vídeo