Moro na China, em Shanghai, na cidade mais internacional do pais. Viver aqui parece muito com viver em São Paulo. Muita gente e muita correria com um glamour concreto e arquitetônico. O bom das duas cidades são as pessoas, algo como NYC e outras megalópolis…
Claro que tem aspectos divertidos como aperfeiçoar sua linguagem corporal e habilidades em mímicas, afinal, falar chinês não é fácil nem rápido ou ser oficialmente chamada de Alien.
Estou na China há dois anos e sou feliz morando aqui. Tenho amigos maravilhosos, uma vida divertida e animada. E Shanghai é o paraíso da carne de porco e da comida meladamente agridoce. Tem como não amar?
Eu já era familiarizada com a comida chinesa devido a algumas visitas que fiz ao país antes de vir efetivamente morar. E de tudo que já comi aqui (insira qualquer absurdo que você já ouviu sobre a culinária chinesa nesse momento) poderia passar a vida comendo 3 iguarias:
Hong Shao Rou (???)
São nacos gigantes de barriga de porco, basicamente algo entre o bacon e a panceta, cozidas no vapor e depois envoltas numa calda caramelizada agridoce.
Os pedaços derretem na boca, é o meu manjar dos deuses.
O melhor de Shanghai é o do OLD JESSE. Restaurante velho mas com a melhor comida shanghainesa caseira do mundo. Detalhes, eles não falam inglês, o cardápio tem traduções toscas mas ainda assim vale muito a pena.
Xiaolongbao (???)
Imagine um Capeletti, agora pense numa massa muito levinha. Isso, sua imaginação está indo bem…
Agora pense que o Capeletti é o dobro no tamanho e dentro temos um recheio fresco e suculento. Isso são os dumplings chineses.
Sua imaginação é boa? Podemos elevar o patamar?
Pois bem, o recheio além de uma deliciosa mistura de carne de porco e vegetais conta com uma sopinha perfeitamente salgada. Dá água na boa, né pois é isso é o Xiaolongbao.
O melhor é o do Din Tai Fung, rede Taiwanesa especializada nessa iguaria shanghainesa. Restaurantes super limpos, atendentes com inglês perfeito.
Seguindo na segunda posição mas chegando muito perto tem o Paradise Dinasty. Situado num shopping de luxo (como quase todos aqui) eles tem uma degustação incrível com 8 diferentes sabores de Xiaolongbao. Vale muito a pena.
Mixed mushroom with bean curd sheet ?????
Nem sei como se fala isso em chinês, eu normalmente aponto na mesa do lado. Prato delicioso, vegetariano e fresco.
Eu sempre achei que tofu era chato, aguado e sem graça. Mas descobri que existem tantos tipos de tofu, com tantas diferentes texturas, e assim compreendi como uma nação inteira come isso!
Esse é o meu predileto. Parece um palmito fibroso, mas não muito. O sabor é único, se estiver na China tem que provar.
O melhor é do OLD JESSE. De novo o restaurante fornece o melhor desse prato simplíssimo e cheio de sabor.
Ah, caso você chegue no restaurante e estiver lotado (acontece quase sempre) atravesse a rua, vá ao Wine Bar Constellation e peça o menu do restaurante. Eles atravessam a rua com sua comida e você pode degustar um vinho dentro de opções incríveis do mundo todo.
Ao contrário do que se possa imaginar a China pode ser sim um delicioso parque de diversão gastronômico.
Por Jana - http://entrepanelasetacas.com.br/?p=630