Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: A febre dos game shows na TV começou com O Céu é o Limite

9 de Fevereiro de 2011



Foi em 1955 que Aurélio Campos (1914-1981) e Túlio de Lemos (1911-1978) implantaram na TV brasileira, mais exatamente na TV Tupi, o primeiro game show. O que hoje virou "febre" em várias emissoras, era uma adaptação brasileira do programa norte-americano "The $ 64,000 Questions", sucesso absoluto nos Estados Unidos naquela época.

Apresentado por Aurélio Campos na TV Tupi de São Paulo e logo em seguida por Jota Silvestre (1922-2000), na TV Tupi do Rio de Janeiro, o programa também se transformou em uma febre por aqui, e foi o precursor dos programas de perguntas e respostas que valem prêmios e popularidade para aqueles que acertam.


Aurélio Campos na TV Tupi


Jota Silvestre no comando de O Céu é o Limite

Túlio de Lemos era muito inteligente e intelectual, um devorador de livros e fã de música clássica. Coube a ele a tarefa de elaborar as perguntas aos candidatos, de acordo com os temas que os mesmos escolhiam para responder. Aurélio Campos e Jota Silvestre se preocupavam com o comando do programa ao vivo, e com tornar o game um show que prendesse a atenção da pequena platéia e dos telespectadores em casa. Nessa época, já havia quase 100 mil aparelhos de televisão instalados no Brasil.

O jargão "está absolutamente certo!" ao término de cada resposta correta dos participantes, que eram pessoas das mais diferentes camadas sociais, também fez história na televisão brasileira e está ligado à memória da nossa tv, principalmente quando se fala de Jota Silvestre, já que pouco tempo depois, com a inauguração da Rede Nacional de Emissoras Associadas, foi ele quem passou a comandar o programa para todo o Brasil.

"O Céu é o Limite" ficou mais de vinte anos no ar e, na década de 1970, chegou a registrar uma das maiores audiências da TV, atingindo mais de 80 pontos no Ibope em uma final empolgante de um candidato que levou o maior prêmio dado pela televisão até então.

Nos primeiros anos, a produção era de Ribeiro Filho (1917-1980) e a direção coube a Tito Bianchini. Dois anos depois da estréia do programa, em 1957, o tema do game show também foi para o cinema, marcando a estréia de Anselmo Duarte (1920-2009) como diretor em "Absolutamente Certo", em que o próprio Anselmo vivia o personagem Zé do Lino, um tipógrafo que, com uma memória surpreendente, era capaz de decorar toda a lista telefônica da cidade de São Paulo, e acabava virando uma celebridade ao participar de um programa de tv sobre perguntas e respostas.

O mesmo tema também foi usado por Mário Prata, em 1979, ao escrever para a TV Tupi uma de suas últimas novelas, "Dinheiro Vivo", em que Enio Gonçalves e Cristina Pereira viviam personagens que conquistavam fama e dinheiro ao responder a perguntas em um programa de TV que, na novela, era comandado por um jovem apresentador, interpretado por Luiz Armando Queiroz (1945-1999).


O Céu é o Limite, na TV Tupi do Rio

E, na próxima semana, jovens e crianças vibravam com a Grande Gincana Kibon.

Comentários
Assista ao vídeo