Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: TV Tupi investe em novelas e lança novos autores

24 de Novembro de 2010
Assim que o "furacão" da abertura da TV Paulista passou, levando com ele quase 40 artistas e técnicos da TV Tupi, a emissora via Cassiano Gabus Mendes, resolveu dar a volta por cima e investir ainda mais em teledramaturgia. A primeira novela, "Sua Vida Me Pertence", foi um grande sucesso e era preciso continuar a arriscar no gênero.

E foi dessa forma que em 07 de março de 1952, a TV Tupi estreava a segunda novela da TV brasileira, "Um Beijo na Sombra", escrita por José Castellar (1924-1994), que vinha do rádio onde já havia escrito várias radionovelas de sucesso. Ela foi exibida em 15 capítulos, com um elenco formado por José Parisi (1917-1993), Vida Alves, Tânia Amaral, Lima Duarte e Norah Fontes.


José Parisi com Flora Geny na TV Tupi

Com as telenovelas exibidas uma ou duas vezes por semana e conquistando o público feminino como seu grande aliado, a TV Tupi trouxe para escrevê-las novos autores e um deles, em especial, conviveu vários anos em tríplice jornada, ora como mestre de cerimônias de shows, ora como apresentador de programas de auditório e entre um e outro como autor de novelas. Era Jota Silvestre (1922-2000), que escreveu para a Tupi novelas como "Meu Trágico Destino"; "Uma Semana de Vida"; "Drama de uma Consciência" e "A Dama de Negro", entre muitas outras, nos primeiros anos da emissora.


Jota Silvestre

Além de Jota Silvestre e de José Castellar, que posteriormente também foi para a TV Paulista, novos autores como a também atriz Vida Alves, Túlio de Lemos, Péricles Leal, o também ator e diretor Dionísio de Azevedo, Walter George Durst, Mário Fanuchi, o também ator Fernando Baleroni e até Cassiano Gabus Mendes, que anos depois se tornaria um dos maiores autores de novelas, foram guindados à categoria dos nossos primeiros adaptadores ou roteiristas.


Lima Duarte na Tupi

No elenco dessas novelas, que tinham no máximo 20 capítulos, e eram exibidas duas vezes por semana, ou às terças e quintas ou às terças e sextas-feiras, normalmente às 19h30 ou 20h, grandes nomes vindos do radio ou do teatro, e entre eles estavam José Parisi, Vida Alves, Lima Duarte, Norah Fontes, Lia de Aguiar, Dionísio de Azevedo, Walter Stuart, Flora Geny, Heitor de Andrade, Márcia Real, Fernando Baleroni, Luiz Gustavo, Henrique Martins, Geny Prado, Marly Bueno, Jorge Dória e David Netto.

Ao lado dessas novelas, o "Grande Teatro Tupi" e o "TV de Vanguarda" formavam a grade de teledramaturgia da emissora e marcaram época, fincando as primeiras sólidas bases de um gênero que se consagraria, nas décadas de 60 e 70, na tv brasileira.

Na próxima semana, os primeiros programas infantis uniam Papai Noel e Monteiro Lobato.
Comentários
Assista ao vídeo