Campeonato de coquetéis trouxe criatividade em uma disputa acirrada
São Paulo, setembro de 2015 – A Leblon, cachaça premium de alambique produzida em Patos de Minas, Minas Gerais, apresentou a grande final do Arte da Cachaça no último dia 21 e contou com coquetéis autênticos feitos pelos dez candidatos.
E quem levou o concorrido prêmio do concurso foi Caio Bonneau, bartender natural de São José dos Campos, que se inspirou na vida litorânea para criar o coquetel ‘Caiçara’ que leva frutas e especiarias refrescantes como maracujá, pitanga, cará, entre outros ingredientes.
![]() |
Caio embarcará em breve para Nova Iorque, onde fará um bar tour com Marco De la Roche, mixologista global da cachaça Leblon; realizará um Guest Bartender na cidade, terá sua receita como parte do programa de mixologia da marca; terá acesso ao cartão Artista da Cachaça, que dá acesso VIP aos melhores bares com Leblon, e ainda ganhará um exclusivo kit Leblon com os produtos e materiais da marca.
Acompanhados por histórias e culturas diversas, a disputa acirrada pelo prêmio trouxe os dez participantes para apresentarem os coquetéis escolhidos na etapa digital, ocorrida em agosto, com o tema “País da Caipirinha”. Já a última fase, foi composta por três finalistas que com criatividade e conhecimento elaboraram coquetéis exclusivos com o tema “Um novo clássico Brasileiro” que, em formato de notas abertas, ganhou ainda mais emoção do competidores e plateia.
Formado por uma equipe de jurados de peso, Alex Mesquita (barman do Paris – RJ), Maurício Maia (Cúpula da cachaça), Felipe Januzzi (Mapa da Cachaça) e Spencer (barman – Frank’s – SP), tiveram o difícil desafio de pontuar cada coquetel de acordo com o conceito, inspiração de seu idealizador e visual.
Receita Caiçara por Caio Bonneau
45 ml de cachaça Leblon
20 ml de limão cravo
5 ml de maracujá
30 ml de suco de cará com pitanga
20 ml de xarope de açúcar
Em um copo caldereta, adicionar todos os ingredientes, misturar e colocar o gelo. Para decorar, acrescente folhas de pitanga, uma pitanga e um gomo de limão cravo.
Sobre LEBLON
Leblon é uma cachaça premium artesanal produzida na Destilaria Maison Leblon, em Patos de Minas, Minas Gerais. Leblon é a cachaça favorita dos mais renomados bares e restaurantes do Brasil e do mundo. A cachaça é o ingrediente principal da caipirinha, bebida patrimônio nacional. Para mais informações visitewww.cachacaleblon.com.br.
Com a supervisão de Gilles Merlet, um dos mais reconhecidos masters distillers do mundo, a qualidade especial da Leblon é alcançada com especial atenção a cada detalhe de seu processo de produção, desde o corte da cana, fermentação, destilação, até sua filtragem, blending e descanso em barris de conhaque francês por até seis meses. O resultado é uma bebida viva, frutada, com complexos sabores e um final perfeito para ser consumida pura, com sucos de frutas, na tradicional caipirinha ou em qualquer outro coquetel. Vencedora da “Melhor Cachaça” por seis vezes e ganhadora da medalha de ouro por nove vezes consecutivas no San Francisco World Spirits Competition, Leblon está presente nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Austrália.
Leblon apresentou recentemente a Maison Leblon Signature Merlet, envelhecida por dois anos em barricas de carvalho francês de Limousin e blended por Gilles Merlet. Venceu os prêmios “Best Cachaça - Double Gold”, em 2012, “Gold”, em 2013, ambos no San Francisco World Spirits Competition; e “Gold Outstanding” no 2013 International Wine & Spirits Competition.
A companhia também produz o licor de açaí Cedilla, feito com a fruta amazônica macerada com a cachaça Leblon. Cedilla venceu a categoria “Best Fruit Liqueur - Double Gold”, em 2013, no San Francisco World Spirits Competition.
LEBLON faz parte do portfólio Bacardi Limited, baseado em Hamilton, Bermuda. Bacardi Limited refere-se ao grupo de empresas Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited.