Cultura - Teatro

Solilóquios e Em Abrigo

15 de Setembro de 2015

Solilóquios e Em Abrigo estreiam no Espaço Mezanino do SESI Paulista sob direção de Johana Albuquerque

Montagens inéditas de Solilóquios, de Amarildo Felix e Em Abrigo, de Fernando Aveiro, textos produzidos pela 6ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council (2014), entram em cartaz no Espaço Mezanino do Sesi Paulista em setembro

 

Selecionados para se apresentarem concomitantemente, os espetáculos tem direção de Johana Albuquerque, produção da Bendita Trupe e realização do SESI CulturaEm Abrigoestreia em 24 de setembro, realizando apresentações às 5as e 6as, e Solilóquios, em 26 de setembro, com sessões aos sábados e domingos. As apresentações acontecem de 5ª a sábado, as 20:30 e aos domingos, as 19:30, até o fim do ano. Grátis.

 

Solilóquios e Em Abrigo fazem parte do 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo. São três semanas com espetáculos, seminários, workshops, palestras, leituras dramáticas, mesas-redondas e encontros com renomados dramaturgos brasileiros e estrangeiros (Escócia, Alemanha e Uruguai), onde os convidados expõem opiniões e compartilham experiências sobre o tema Dramaturgia e Liberdade de Expressão.

 

A diretora Johana Albuquerque escolheu uma equipe criativa diferente para cada um dos espetáculos. O elenco de Solilóquios é composto pela atriz Erica Montanheiro e pelo ator Luciano Gatti, a luz é assinada por Francisco Turbiani, o cenário é de Kleber Montanheiro, os figurinos de Leopodo Pacheco e trilha sonora de Pedro Birenbaum.

 

Para o elenco de Em Abrigo Johana escalou Joca AndreazzaDaphne BozaskiPaulo Vasconcellos,Francine Souza e Manoela Afonso. O cenário é de Julio Dojcsar, figurinos de Silvana Marcondes, iluminação de Aline Santini e a trilha sonora de Pedro Birenbaum.

 

As encenações de ambos os textos foram especialmente idealizadas para o Mezanino do SESI, pequeno espaço de apresentações, que abarca uma plateia de 50 pessoas por sessão.

 

Iniciativa inédita e inovadora no Brasil, nascida em 2007 pelas mãos da professora e doutora Munira Mutran e coordenada pela dramaturga e jornalista Marici Salomão, o Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council está voltado para a descoberta e formação de novos autores teatrais brasileiros. 

 

O projeto estimula a invenção, a busca por novos paradigmas, a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial.

 

As encenações inéditas no Mezanino, que ocorrem aos 2os semestres de cada ano, têm o objetivo de divulgar os textos mais representativos e fomentar o trabalho de jovens dramaturgos brasileiros revelados pelo projeto.

 

Sinopse Solilóquios

Escrita por Amarildo Felix, Solilóquios é uma história de amor sob o prisma da incomunicabilidade. O silêncio que impera no minúsculo apartamento do centro da cidade impede que aquilo que ainda pulsa por dentro dos ex amantes possa ser dito, deixando, assim, estilhaços pelo caminho, diálogos ocos, solilóquios verborrágicos, na tentativa desesperada de mascarar o inevitável: a separação. Os textos do ex namorado e da ex namorada, construídos no pretérito do futuro, se entrecruzam, chocam-se e amalgamam-se, revelando que muitas palavras, ainda que pensadas, sequer foram pronunciadas, não somente no último dia do encontro, mas ao longo de todo o relacionamento do casal.

 

Sinopse Em Abrigo

Em Abrigo, de Fernando Aveiro, é um lugar desabrigado criado para contar a história de Mourão, um homem que é acusado de pedofilia devido ao relacionamento com sua filha e passa por um processo de castração química para adequar-se às normas e padrões estabelecidos como aceitáveis pela sociedade. No percurso dessa metamorfose, seres “inadequados” surgem e o tomam como objeto de possível salvação. Já transmutado, porém, Mourão abandona as convenções e relações sociais e se lança numa última viagem em plena deriva, longe de qualquer abrigo. Pecado, crucificação, reflexão cerebral se contrapõem ao amor, ao desejo e a paixão entre pai e filha, referências presentes no texto de Fernando Aveiro, que apesar de sua avessa temática consegue atingir uma delicadeza estranha e atraente.

 

Sobre Johana Albuquerque – diretora e produtora teatral

Desenvolve um trabalho de encenação voltado para autores contemporâneos brasileiros. É doutora pela ECA/USP em direção teatral. Formou-se com atriz na Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, no Rio de Janeiro.

 

Dirige a Cia. Bendita Trupe, grupo que cria espetáculos adultos e infantis, que segue o princípio de um teatro sério em termos temáticos, linguagem cômica e divertida. Tem mais de 11 espetáculos encenados na cidade de São Paulo.

 

Em 2013, Johana adapta e encena O Casamento, romance homônimo de Nelson Rodrigues, numa parceria da Bendita Trupe com o Teatro Promíscuo, cia. de Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. E durante o segundo semestre apresenta O Segredo dos Dois Pinóquios, infanto juvenil que itinerou pelo interior e realizou dois meses de temporada em São Paulo no SESC Pompéia. Em 2010, dirige Piedade, que ficou em cartaz nos CCBBs SP e Rio.

 

Em 2009, encena seu primeiro espetáculo para jovens, Espiral do Tempo, que ficou em cartaz no Teatro do SESI Paulista. Criou, entre outros, O Tesouro de Balacobaco, de Cláudia Vasconcellos, que ganha o Grande Prêmio da Crítica APCA 2007; Miserê Bandalha - um estudo sobre Cidadania Ultrajada e Marginalidade, pela Lei de Fomento ao Teatro, e Estrada, de Cláudia Vasconcellos, livremente inspirado em La Strada de Federico Fellini (ambos de 2006); Assembléia dos Bichos, premiado infantil de Cláudia Vasconcellos (2005) e Os Collegas, uma tragicomédia documental sobre a era Collor (2003).

 

Sobre Fernando Aveiro – autor Em Abrigo

Fernando Aveiro é formado em Artes Cênicas, estudou no Centro de Pesquisa Teatral – CPT do Sesc/SP, coordenado por Antunes Filho. 

Atuou nos espetáculos Toda Nudez Será Castigada, e A Falecida, ambas de Nelson Rodrigues, e emPolicarpo Quaresma, baseada na obra de Lima Barreto, com temporadas no Brasil e no exterior.

Paulista de Ribeirão Preto, esteve à frente da Via Certa Teatral, uma premiada companhia de arte-educação. Na Cia. Cornucópia de Teatro, encenou as peças A História de Amor de Romeu e Julieta, de Ariano Suassuna e A Sorteo Gato e as Botas, de Amir Abdala, as duas sob direção de Dino Bernardi.

Atualmente, dedica-se à dramaturgia e ao Caxote, uma companhia de teatro criada recentemente em parceria com outros artistas.

Fernando Aveiro cursou o Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council  em 2014, dando origem ao textoEm Abrigo, e tem mais dois textos inéditos escritos, A Hospedeira e Um Domingo Depois da Missa.

Sobre Amarildo Felix – autor Solilóquios

Formou-se como ator pela Escola de Arte Dramática – EAD/ECA/USP e estuda Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. 

Realizou várias montagens na EAD, entre eles, Danton.5, direção da Coletiva Núcleo dos 5 sob supervisão de Cristiane Paoli Quito e José Fernando Peixoto de Azevedo, em 2012.

Sergipano de Aracaju, como ator fez parte das montagens de Diva, de José de Alencar, sob direção de Tiago de Melo, e O Ateneu, dirigido por Flávio Porto, em 2007, ambos encenados pela Cia. Ciranda de Espetáculos, em sua cidade natal.

Amarildo Felix cursou o Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council  em 2014, dando origem ao textoSolilóquios, e tem mais 3 textos inéditos escritos, além de estar dirigindo Teatro Infantil, uma comédia adulta de sua autoria que entra também em cartaz no 2º semestre de 2015.

Sobre o 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

De 21 de setembro a 8 de outubro acontece o 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo. São três semanas com espetáculos, seminários, workshops, palestras, leituras dramáticas, mesas-redondas e encontros com renomados dramaturgos brasileiros e estrangeiros (Escócia, Alemanha e Uruguai), onde os convidados expõem opiniões e compartilham experiências sobre o tema Dramaturgia e Liberdade de Expressão. Gabriel Calderón (Uruguai), Lutz Hübner (Alemanha), David Harrower (Escócia) e os brasileiros Aimar Labaki, Amauri Falseti, Dib Carneiro Neto e Nelson Baskerville são alguns dos participantes Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council tem coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão. Todas as atividades são gratuitas

FICHA TÉCNICA SOLILÓQUIOS

Texto: Amarildo Felix Direção: Johana Albuquerque. Elenco: Luciano Gatti e Erica Montanheiro.Cenário: Kleber Montanheiro. Figurinos: Leopoldo Pacheco. Trilha Sonora: Pedro Birenbaum.Iluminação: Francisco Turbiani

 

FICHA TÉCNICA EM ABRIGO

Texto: Fernando Aveiro. Direção: Johana Albuquerque. Elenco: Joca Andreazza (Mourão), Daphne Bozaski (Menina e Ísis), Paulo Vasconcellos (Velho), Francine Souza (Enfermeira), Manoela Afonso (Jornalista). Cenário: Julio Dojcsar. Figurinos: Silvana Marcondes. Trilha Sonora: Pedro Birenbaum.Iluminação: Aline Santini.

 

PARA AMBAS AS PEÇAS:

Design Gráfico: Helena de Barros. Fotos: Alexandre Catan. Produção Administrativa: Anayan Moretto. Coordenação de Produção: Johana Albuquerque e Anayan Moretto Concepção e Direção Geral: Johana Albuquerque. Produção: Bendita Trupe. Realização: SESI - SP

 

SERVIÇO EM ABRIGO E SOLILÓQUIOS

Temporada: de 24 de setembro a 20 de dezembro

Datas e horários: Em abrigo, as quintas e sextas-feiras, às 20h30

Solilóquios, sábados, às 20h30 e domingos, às 19h30

Sessões extras em dezembroEm Abrigo, dias 6 e 20 de dezembro às 16h30

Solilóquios, dias 29 de novembro e 13 de dezembro às 16h30 

Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp)

Capacidade: 50 lugares

ENTRADA FRANCA

Retirada de ingressos no dia do espetáculo na bilheteria do teatro, de 5a a Sab, a partir das 13hs e dom a partir das 11 hs.

Duração: Solilóquios: 60 minutos / Em Abrigo: 60 minutos

Comentários
Assista ao vídeo