Cultura - Teatro

CAESAR - Como construir um império começa temporada no CCSP

31 de Agosto de 2015

A conspiração contra o governante romano Júlio César, seu assassinato e as terríveis consequências são o mote de Julius Caesar, a grande peça política de William Shakespeare, escrita em 1599, sua obra-prima acerca do funcionamento, significado, ambiguidades, sutilezas e contradições que envolvem o jogo do poder. Com adaptação e direção de Roberto Alvim, o clássico ganha nova montagem – CAESAR – como construir um Império –, que estreia dia 18 de setembro, sexta-feira, às 21 horas, no Centro Cultural São Paulo.

 
 

CAESAR – como construir um Império traz no elenco Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia. Os dois atores transitam por todos os personagens, em um procedimento cênico que traduz a ideia de que os discursos são cambiáveis em política, mudando de acordo com os interesses em jogo. Roberto Alvim conta que a escolha pela estreia em Santo André foi calculada: “a região do ABC é o berço da nova política brasileira, e levar para lá as questões presentes na peça as potencializa de modo inequívoco, conectando-as com a realidade de nosso país.”

 

Elemento estrutural no espetáculo, a música confere outras possibilidades de potência à palavra. Trata-se de uma espécie de ópera minimal, para duas vozes e piano. Composta por Vladimir Safatle, a trilha original será executada por ele ao vivo. 

 

O clássico

Em uma sessão no senado, César é apunhalado por um grupo de conspiradores liderados por Brutus, que diante do povo romano profere um discurso no qual justifica o homicídio, afirmando que a ambição iria conduzir o governante para os caminhos da tirania e que matá-lo foi a única maneira de manter o povo livre e salvar a democracia. O povo, convencido, aclama Brutus como herói nacional. Em seguida, Marco Antônio fala aos cidadãos e em seu emocionado discurso, convence a todos que César jamais se tornaria um tirano, e que Brutus e os outros são, simplesmente, sórdidos traidores. O povo avança contra Brutus e seu grupo, obrigando-os a fugir. Na sequência, Marco Antônio busca assumir o poder do Império, enquanto os conspiradores são, um a um, perseguidos e mortos. Uma crise de consciência acomete Brutus, resultando em seu suicídio, enquanto Roma mergulha em uma guerra civil.

 

Primeiro texto de Shakespeare da premiada carreira de Roberto Alvim, CAESAR – como construir um Império nasceu quando o diretor observava os debates políticos nas últimas eleições presidenciais. “Aquele uso manipulatório das palavras e dos afetos me fez lembrar de algumas cenas de Julio César. Para mim, montar esse espetáculo pareceu, então, algo emergencial”, explica. Quando foi traduzir e adaptar a peça, Alvim a sintetizou para dois atores, que transitam por todos os personagens, para que o jogo político se evidenciasse nas trocas permanentes de discursos. 

 

Segundo Alvim, o clássico de William Shakespeare é uma tragédia épica sobre um grande homem público e as contradições do poder, mas é também uma reflexão profunda acerca do poder das palavras no jogo político; sobre o modo como as palavras podem ser usadas para mudar o rumo da História. “A peça desvela o mecanismo através do qual os discursos redesenham os fatos, e estes desenhos mudam de acordo com as circunstâncias”, conta ele.

 

Em CAESAR – como construir um Império existem quatro personagens centrais, profundamente ambíguos e contraditórios: César, Brutus, Cássio e Marco Antônio. Cada um deles será caracterizado por específicas composições vocais e corporais, exigindo dos atores uma jornada virtuosa no campo da interpretação. “Nas palavras e ações desses personagens, percebemos os indícios sutis de uma imensa riqueza psíquica e emocional, repleta de instabilidades, compondo figuras humanas de imensurável complexidade. Mas o grande protagonista da obra não são suas personagens, e sim o processo histórico, que nos mergulha em uma vertigem incontrolável”, explica Alvim.

 

As composições de Vladimir Safatle

Roberto Alvim e o filósofo Vladimir Safatle começaram a pensar em trabalhar juntos em 2014. Safatle assistiu três espetáculos dirigidos por Alvim: as peças Tríptico Samuel Beckett e Terra de Ninguém, e a ópera Artemis. Os dois começaram a se corresponder por e-mail, até que o filósofo enviou ao diretor algumas de suas composições para piano. 

 

“Fiquei fascinado. Não sabia que o Safatle compunha e achei sua música estranhamente bela, vigorosa e inventiva. Disse que queria fazer algo com ele no futuro, unindo suas composições ao meu trabalho de encenação”, relata Alvim. A música de Safatle não entra simplesmente como uma trilha sonora. Segundo Alvim, ela está presente de modo estrutural na encenação, transformando o espetáculo em uma ópera minimalista. “Safatle criou uma espécie de sismografia pulsiva do poder”, completa o diretor. 

 

“Todas as diferentes modelações rítmicas da fala e seus deslocamentos entre texturas vocais são acompanhados por construções musicais, localizando a obra  em uma zona que não é a da fala cotidiana, tampouco a do canto: um campo no qual a fala-musicada confere outras possibilidades de potência à palavra”, afirma Alvim.

 

Milhares de moedas

A montagem de CAESAR – como construir um Império acontece em um quadrado de 36 m2coberto com milhares de moedas. Ossadas humanas penduradas no teto e uma linha de luz neon de cinco metros de altura completam a cenografia. “Um Império se constrói com dinheiro e morte, e é o sangue que os conecta”, diz Roberto Alvim.

 

A iluminação cria distintas atmosferas, sempre crepusculares, aludindo à escuridão que permeia as conspirações. Já os figurinos do estilista João Pimenta são trajes contemporâneos com tecidos negros de diferentes texturas, em uma evocação estilizada dos mantos romanos.

 

 

Para Roteiro:

CAESAR – como construir um Império – Estreia dia 18 de setembro, sexta-feira, às 21 horas, na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo. Texto – William Shakespeare. Direção e Adaptação – Roberto Alvim. Elenco – Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia. Pianista – Vladimir Safatle. Assistente de Direção – Juliana Galdino. Composição Trilha Sonora Original – Vladimir Safatle. Cenografia e Iluminação – Roberto Alvim. Figurinos – João Pimenta. Projeto Gráfico – Felipe Uchôa. Fotos e Vídeos – Laerte Késsimos e Leekyung Kim. Direção Técnica e Operação – Vinícius Tardelli. Cenotecnia – Diego Dac e Saulo Santos. Visagismo – Alex (Salão Pierà). Produção – Gelatina Cultural. Direção de Produção – Ricardo Grasson e Cícero de Andrade. Assistentes de Produção – Vivian Vineyard, Felipe Costa e Ivy Sousa. Realização – Club Noir. Duração – 60 minutos. Espetáculo recomendável para maiores de 16 anos. Temporada – Sextas-feiras e sábados às 21 horas e domingos às 20 horas. Ingressos – R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Vendas online pelo sitewww.ingressorapido.com.brAté 25 de outubro

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1000 –Estação de metrô Vergueiro. Telefone – (11) 3397-4002.Bilheteria – Terça a sábado, das 13 às 21h30, domingo, das 13 às 20h30. Capacidade – 321 lugares. Acesso para deficientes físicos. www.centrocultural.sp.gov.br

Comentários
Assista ao vídeo