Cultura - Teatro

Sugestão roteiro shows dias 31/08, 1,2,4 e 5/09 - Central das Artes - SP

28 de Agosto de 2015

A banda iniciou suas atividades em março de 2001, sob a coordenação do maestro Paulo Tiné, com diversos intuitos. Uma das propostas era formar um repertório de arranjos “clássicos” como os de Sammy Nestico, Thad Jones e Gil Evans e, ao mesmo tempo, incorporar arranjos mais contemporâneos de músicos como Moacir Santos e Maria Schneider. Além disso, a Big realiza peças escritas exclusivamente para o grupo por professores, alunos e convidados. Realiza apresentações didáticas em escolas de música, conservatórios musicais, casas noturnas, etc.

 
 

Em 2005 a Big Band da Santa gravou um CD institucional com uma seleção obras inéditas escritas exclusivamente para o grupo. Paulo Tiné é arranjador, compositor, professor de música e Doutor em música na área de musicologia pela ECA-USP. Estudou arranjo com Moacir Santos no XXIV Festival de Inverno de Campos do Jordão, orquestração com Cláudio Leal Ferreira, e composição com Ricardo Rizek. Foi guitarrista e arranjador da Big Band do maestro Roberto Sion entre os anos de 1993 e 1998 e atuou como guitarrista e compositor do seu próprio grupo instrumental Ludi & Tiné Quarteto entre 1994 e 1999 com o qual lançou o cd “Vento Leste” em 1997. Em 2008 lançou mais um CD autoral intitulado “Quartetos”. Suas composições e arranjos foram selecionados nos concursos 1º Prêmio Visa de MPB instrumental (98), Projeto Nascente (99), Festival Chorando no Rio (2001) e lançados por músicos e grupos como Victor Castellano (2000 e 2002), “Choronas” (2002) e “Quaternaglia” (2004 e 2006).

Diogo Borges – trompeteMarcos Braga – trompeteHenrique Messias – trompeteMarcos Correia – tromboneRuben Marley – tromboneGabriel Bispo – tromboneRodrigoNascimento – 1º sax alto/sopranoLucas Bonetti – 2º sax altoAlexsandro Souza – 1º sax tenorVinícius Chaga – 2º sax tenorRoberto di Sordi – sax barítonoDaniel Spirandelli – bateriaRenata Jamberg – baixo,Leonardo Magalhães – guitarraMaurício Fernandez – pianoPaulo Tiné – regência

www.myspace.com/bigbanddasanta

 

Dia 01 de setembro – terça – 21h – couvert:$20,00 – BIG BAND DE NELSON AYRES (TEMPORADA 01, 08, 15, 22 e 29/09)

Em 1973 a cidade de São Paulo foi supreendida pelo aparecimento de uma orquestra muito diferente de tudo o que existia na época. Na contramão das grandes orquestras de baile lideradas por Silvio Mazzuca, Luiz Arruda Paes, Erlon Chaves e outros maestros, essa orquestra não tocava para dançar, não tinha cantores, e tocava um repertório exclusivamente instrumental, mesclando jazz e música brasileira.

A Big Band de Nelson Ayres se apresentou toda segunda-feira durante sete anos, e abriu o caminho para muitas outras que seguiram seus passos, como a Banda Mantiqueira, a Soundscape Big Band e as bandas que hoje fazem parte do Movimento Elefantes.

Alguns jovens músicos estavam sempre presentes no público que lotava o Opus 2004 e o Teatro Augusta, e a big band foi mais um estímulo para abraçarem a carreira musical. E é por sugestão deles que a Big Band de Nelson Ayres faz um revival dessa época memorável, apresentando-se todas as terças-feiras de setembro na Central das Artes.

É um encontro de várias gerações: músicos que fizeram parte da big band original, como Hector Costita e Carlos Alberto Alcântara, músicos que assistiam as apresentações, e músicos que sequer haviam nascido na época. Todos unidos pela mesma paixão de fazer música juntos, revivendo um repertório exuberante e bem humorado.

 

 

Dia 02 de setembro – quarta – 21h – couvert: $20,00 – CABARÉ CENTRAL – THAI E VARANDA TRIO

Fruto da parceria musical dos primos Marcelo Miranda (piano), Noa Stroeter (baixo acústico) e do baterista Eduardo Marques, o Varanda Trio reverencia grandes mestres da música brasileira e americana buscando uma identidade própria porém respeitando o estilo de cada gênero. Na execução do repertório, que traça um paralelo entre influencias brasileiras e do jazz americano, o Varanda Trio proporciona um show para todos os ouvintes, enérgico e cheio de "suingue". Para essa apresentação no Central das Artes (11/08 as 21:00hr), o grupo contara com a participação da cantora Thai, com a qual os tres vem desenvolvendo uma parceria musical que encaixa sublimemente no show: Thai é um talento extraordinário e canta pra todos ouvirem, assim como os músicos. O show promete e a música agradece!

No repertório: Halleluia (Ray Charles), Unchain my Heart (Ray Charles), I put a spell on You (Nina Simone), Dont get around much anymore (Duke Elington), Isn't she lovely (Steve Wonder), Menino das Laranjas (amilton godoy), Sweet Georgia Brown (Ben Bernie and Maceo Pinkard), Don't you worry about a thing (Stevie Wonder), Summertime (George Gerswin)
Signed Seaded Deliveres Im Yours (Stevie Wonder), You are So Beautiful How it feels to be free (Nina Simone), Caravan (Duke Elington).

 

Dia 04 de setembro – sexta – 21h – couvert:$20,00 -  WHAT THA FUNK!

Funk ! De verdade, norte americano, genuíno! Trazendo atrás o soul, o jazz, disco e muitas influências mais ! Inspirada na tradição das grandes bandas, com o potente naipe de sopros e a forte e balançada "cozinha"! Interpretando temas atemporais e grandes sucessos do estilo! Muito groove para dançar e apreciar!! What Tha funk !!!

O projeto nasceu de uma vontade muito grande do baixista Sérgio Crestana, de montar um projeto que unisse, de maneira criativa, o groove e o jazz. Trazendo para o Brasil o projeto What tha Funk , que dera início em Portugal aonde residiu por 23 anos.

Músicos de primeira linha emprestam sua musicalidade para arranjos de músicas de Maceo Parker, Average White Band, Jaco Pastorius, JB Horns, Tower of Power, Cool and the Gang e outros, com muito espaço para a improvisação.

O projeto conta com a participação de:

Daniel Nascimento – trompete, Roberles Lopes – Sax Alto, André Tinoco– Trombone, Célio Brant – Sax Tenor e Barítono, César Pinez – Teclado, Paulo Araújo – Guitarra, Sérgio Crestana – baixo, Alex Reis – Bateria

 

 

Dia 05 de setembro – sábado – 21h – couvert:$20,00 –  OLIVIA GÊNESI

A cantora, compositora, instrumentista e produtora musical Olivia Genesi está comemorando 15 anos de discografia. São 8 Cds, dos quais 4 totalmente autorais (Olivia2000, Perto2003, Só a música faz2009 e Melodias de sol em pleno azul 2013).

O repertório do show é formado pela seleção das melhores músicas autorais escolhidas pelo público através de votação no site da artista realizada em março/abril de 2015.Além das 12 canções selecionadas pelo público, Olivia apresenta neste show uma canção inédita, o novo single “Eu acredito em você”, com lançamento oficial em julho de 2015 no portal Deezer.

De sonoridade única, formada pela mistura de vários estilos, com base forte no rock, passando pelo jazz, folk, bossa, reggae, neste show Olivia mantém sua identidade moderna, rica em ritmos, livre de modismos e cheia de originalidade.

Além de seu canto doce e lisérgico, Olivia toca piano, violão e mais algumas surpresas, acompanhada por André Sangiovanni no baixo, Fernando Garcia na bateria e Luca Batista na guitarra, todos excelentes instrumentistas! Neste show a beleza e a sensibilidade das melodias conduz o público a um passeio por ambientes e paisagens musicais de singular beleza.

 

SERVIÇO:

CENTRAL DAS ARTES

Rua Apinajés, 1081 – Sumaré -  São Paulo - SP

 

Dia 31/08 – segunda – Teatro Central das Artes – Sub 3

Dia  01/09 – terça – Teatro Central das Artes – Sub 3

Dia 02/09– quarta – Teatro Central das Artes – Sub 3

Dia 04/09 – sexta - Teatro Central das Artes – Sub 3

Dia 05/09 – sábado - Teatro Central das Artes – Sub 3

 

Informações pelo telefone: 11- 3865 4165

Capacidade: até 70 lugares

Ar Condicionado

Recebem todos os cartões

Idade mínima: 12 anos

Estacionamento para bicicletas

Desconto especial de 10% para ciclistas

http://www.centraldasartes.com.br

https://www.facebook.com/centraldasartes.sp

 

Relacionamento imprensa – shows

Macida Joachim
macidajoachim@uol.com.br 
11-3459-2442/99937-3446

Comentários
Assista ao vídeo