Cultura - Teatro

Espetáculos gratuitos no Parque Ecológico do Tietê

27 de Agosto de 2015

O projeto Todo Lugar é Palco, do grupo Barracão Cultural, se encerra nos dias 05 e 06 de setembro, no Parque Ecológico do Tietê, com apresentações dos espetáculos "A Condessa e o Bandoleiro" e "O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras".

 
 

Foram realizadas 20 apresentações gratuitas em 10 diferentes parques e CEUs da cidade de São Paulo.

 

As apresentações são abertas à comunidade e são gratuitas e livres para todos os públicos.

 

SOBRE OS ESPETÁCULOS

 

“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras” é resultado do projeto Do Barracão Pra Rua, realizado em 2010. Com este projeto, a Barracão Cultural escolheu ir às ruas e chegar bem perto daquele público que tem pouco ou até nenhum acesso ao teatro. Para tal, durante o ano de 2010, realizou uma pesquisa sobre os elementos do teatro de rua e popular e também sobre ritmos musicais brasileiros, junto à percussionista Dani Zulu (Barbatuques).

Desde sua estreia, em maio de 2011, já foi visto por mais de  12.000 pessoas, em 90 apresentações passando por São Paulo (Parques do Ibirapuera, Chico Mendes, Aclimação, Trote, Luz, Carmo..., Sesi Vila Leopoldina, SESC Ipiranga), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, como São Luis do Paraitinga, Catuçaba, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, São João del Rei e Prados, dentre outras.

“O Tribunal de Salomão...” é vencedor do Prêmio Coca-Cola Femsa 2012  de Melhor Produção e foi indicado em 11 categorias do referido prêmio no 1º. Semestre de 2011, incluindo melhor espetáculo, texto, direção, entre outros. Indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro -  Melhor espetáculo para público juvenil.

Sinopse - Em uma praça pública, dois artistas preparam a apresentação do espetáculo no qual investiram suas últimas economias: um tribunal presidido pelo próprio sábio Salomão, auxiliado pela deusa da Justiça.

Mas no momento em que a encenação do julgamento das verdades está para começar, o espaço da representação é invadido por três pessoas envolvidas numa disputa por um frasco contendo algo misterioso.

Tomando aquela encenação como verdade, os três recorrem a justiça de Salomão para resolverem sua grande causa: qual deles teria o real direito à posse do objeto.

 

Duração – 55 minutos

 

O espetáculo “A Condessa e o Bandoleiro" estreou em São Paulo, em maio de 2014, realizou apresentações nos Parques do Trote, Carmo, Chico Mendes, Água Branca e Parque do Povo. Foi convidado a integrar a programação do Festival de Teatro Infantil de Registro (outubro de 2014) e o Circuito Cultural Paulista (outubro e novembro de 2014).

Em "A Condessa e o Bandoleiro" os elementos utilizados na construção do espetáculo são músicas e danças populares Brasileiras e elementos da linguagem tradicional de rua, como palhaços, bufões e máscaras. Cocos, Caboclinhos, Cavalos Marinhos, Xaxados, são a base de pesquisa corporal e musical que estruturam a encenação do espetáculo.

Cada elemento da cena foi pensado para compor imagens de grande apuro estético, buscando a apropriação e valorização das especificidades de um espetáculo para espaços abertos.  Assim, a música entra como parte integrante da dramaturgia, como elemento narrativo, ajudando na determinação de climas e ritmo nas cenas. Cenários e figurinos de grande impacto visual definem a espacialidade e se tornam um recurso de atratividade e encantamento para o público.

Sinopse - Uma condessa entediada com a vida de riqueza, decide atravessar a floresta em direção a um baile, acompanhada de um barão e sua ama. No caminho, são obrigados a pernoitar em uma taberna, onde se encontrarão com o temido bandoleiro Zé Facada, que os colocará diante de um novo mundo, o que mudará suas visões de si mesmos e dos outros.

 

Duração – 60 minutos

 

 

FICHA TÉCNICA

 

 

Elenco: Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti, Alexandre Maldonado e Victor Merseguel.

Direção Musical e Canções: Dr. Morris

Cenário e Figurino: Marco Lima

Designer Gráfico: Teresa Maita - (logo do espetáculo A Condessa e o Bandoleiro Claúdio Queiróz)

Fotos: João Caldas

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Produção Executiva: Geondes Antonio

Administração: Tetê Ribeiro

Direção de Produção: Eloisa Elena

Idealização e Realização: Barracão Cultural.

 

O Tribunal de Salomão

Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes

Direção: Cuca Bolaffi

Iluminação: Marisa Bentivegna

 

 

A Condessa e o Bandoleiro

Dramaturgia: Angelo Brandini

Direção: Fernando Escrich

Iluminação: Victor Merseguel, Eloisa Elena e Fábio Ferretti

Preparação corporal e coreografias: Andrea Soares

 

SERVIÇO

 

Projeto Circulação Barracão Cultural - Todo Lugar é Palco

 

Dia 05 de setembro

15:00 horas - A Condessa e o Bandoleiro

Local: Parque Ecológico do Tietê - Próximo às barracas de alimentação.

 

Dia 06 de setembro

15:00 horas - O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras

Local: Parque Ecológico do Tietê - Próximo às barracas de alimentação.

 

Veja como chegar ao parque no site: http://www.ecotiete.org.br/

 

Acompanhe a programação completa no site - www.barracaocultural.com.br

Facebook: Barracão Cultural

 

Informações - Barracão Cultural - (11) 5539-1275

Comentários
Assista ao vídeo