Cultura - Música

10º FESTITALIA reuniu músicas típicas, gastronomia e cultura no último final de semana em Ribeirão

18 de Agosto de 2015

Um ambiente típico italiano repleto de boa música, dança, teatro, oficinas de culinária, pintura, gastronomia, palestras e exposições. Esses foram os atrativos do 10° FESTITALIA - Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto, promovido de 14 a 16 de agosto, no Morro do São Bento. Segundo os organizadores, a festa reuniu mais de 12 mil pessoas e 15 expositores: de gastronomia; bebidas; artesanatos e de produtos especiais como utensílios para cozinha.

 
 

Autoridades e representantes de entidades de classe da cidade participaram da abertura na sexta-feira (14), no palco Itália. Em seguida, ao som do Coral Arco Íris, a Società Dante Alighier homenageou Octávio Verri Filho, promotor público aposentado, professor, palestrante, e grande estudioso da imigração italiana.

No primeiro dia de evento, o público acompanhou o Gruppo Folk Dante Alighieri; a peça teatral “1960 - Um musical à Italiana” e os shows “Serenata Italiana”, com Wilson Pomini & Amigos, e de Claudinei Colucci e Sandra Frascá.

No sábado (15), o almoço foi servido ao som do tenor Mário Lázaro. A 1ª Oficina de Culinária Italiana, com a chef Silvana Marion, do San Brunno’s; a oficina de Máscaras Venezianas, ministrada por Eliton Silva e a apresentação do Coral “I Cantanti del Piatto” foram atrações da tarde. O festival contou ainda com a palestra “Música Italiana – Ontem”, da professora Ana Paula Mangili André; shows de danças típicas do Grupo Sommus e do Gruppo Folk Dante Alighieri; com a peça teatral “1960 - Um musical à Italiana”; e com os espetáculos de Claudinei Colucci e Sandra Frascá e, de Ivano Italianíssimo.

No domingo (16), a artista plástica, Clara Cauchik realizou a “Pintura ao ar livre” e o tenor Mário Lázaro acompanhou o almoço musical, no palco Itália. Os participantes ainda conferiram a 2ª Oficina de Culinária, com o chef Joaquim Carlos; a Palestra “Música Italiana – Hoje” com a Profª Ana Paula Mangili André e a 3ª Oficina de Culinária, com a chef Lavínia Perrotta, que resultou em uma competição para escolha da melhor receita de antepastos italianos, com alunos da ETEC José Martimiano da Silva. O show “Recordar é Viver”, de Carlos Gilberto e de Música Italiana no Brasil, com o Coral Mario Lázaro e regência de Alexandre Mazzer foram atrações do final da tarde, seguidas das apresentações do Gruppo Folk Dante Alighieri; da peça teatral “1960 - Um musical à Italiana”; de Claudinei Colucci e Sandra Frascá, e do tenor Ricardo Bombarda, que encerrou a festa.

A guia de turismo, Cândida Nogueira, que participou das últimas edições, foi com sua amiga, Vera Castro. “Somos descendentes de italianos e amamos as comidas, as bebidas e as músicas típicas. Gostamos de compartilhar a cultura italiana e nos interessamos muito pela programação diversificada”, revelou.

José Antônio, representante comercial, esteve com a esposa e os dois filhos pela primeira vez. “Ficamos sabendo pela tevê e resolvemos conhecer o Festival. Minha família é apaixonada pela gastronomia e por todos os tipos de iniciativas que resgatam a cultura”, declarou.

Antonio Henrique Sartore, diretor da Società Dante Alighieri, afirma que o evento atingiu todas as expectativas dos organizadores. “O Festival é uma grande oportunidade de vivenciar um pouquinho da Itália durantes os três dias de atividades. Estamos muito satisfeitos com os resultados deste ano, com a participação dos visitantes nas oficinas, palestras e shows. Foi uma edição marcante para todos os presentes”, comenta.

O Festival, realizado pela Società Dante Alighieri e pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, recebeu o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Unimed e patrocínio da Coca-Cola Andina Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo