O autismo é a doença infantil que mais cresce no mundo. Atualmente, há 1 caso para cada 68 crianças e a estimativa é que em 2025 tenhamos 1 caso a cada 30 crianças. Mesmo assim, o Brasil está 25 anos atrasado no que diz respeito a essa doença em relação aos EUA e Europa. O diagnóstico parece ser o maior problema e quanto antes for detectado, melhor, já que os traços autísticos começam a aparecer antes dos 3 anos de idade.
A Cia Athletica de Ribeirão Preto é hoje a única academia do Brasil que oferece tratamento para crianças autistas. Quem coordena o projeto é a fonoaudióloga Elaine Rodrigues, graduada pela Unifesp e pós-graduada em Distúrbios Psiquiátricos da Infância e Adolescência pela faculdade de Medicina da USP. Por quase 1 ano ela ficou nos EUA se especializando em uma metodologia muito usada lá que é o ABA (Análise Aplicada ao Comportamento) depois foi para a França e permaneceu lá por 6 meses procurando aprender como a Europa via o Autismo. O tratamento desenvolvido por ela na Cia Athletica é baseado na estimulação cognitiva associada à estimulação motora e tem como objetivo ajudar a inserir socialmente a criança autista.
“O ABA é tido hoje como a metodologia mais eficaz no atendimento ao Autismo. Além disso, associo outros trabalhos para que possamos garantir a inserção das crianças nos diversos meios sociais e como objetivo maior colocá-los no mercado de trabalho e nas universidades, isto é totalmente possível na maioria dos casos, desde que bem trabalhados e com diagnóstico feito precocemente”, explica Rodrigues. Após 1 ano e 4 meses de trabalho na Cia Athletica, as turmas estão praticamente lotadas. O atendimento é individual e feito pela Elaine, por uma psicóloga, por uma psiquiatra e por educadores físicos capacitados, e pode ser realizado na sala, na piscina ou na sala de psicomotricidade. “Os pais e escolas recebem orientações constantes da nossa equipe e fazemos também o trabalho de observação e orientação nos lares. O ABA tem essa característica de trabalhar o comportamento nos diversos meios sociais”, completa Rodrigues.
Por enquanto esse tratamento só está disponível na unidade da Cia Athletica localizada no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto.
Sobre a Companhia Athletica
A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 30 anos e conta com 18 unidades em operação. Entre as unidades mais recentes estão a de Recife, no RioMar Shopping, e a segunda de Ribeirão Preto, no RibeirãoShopping. É a primeira rede de academias a funcionar sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 25 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 70 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.
Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia. O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.
A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. Mais informações: www.ciaathletica.com.br.