Business -

Mercado erótico e sensual brasileiro cresce 8,5% e ganha mais uma feira para lojistas

3 de Agosto de 2015

Quem nunca ouviu falar dos famosos “50 tons de cinza” e de toda a variedade de produtos que o livro inspirou? E o mercado evangélico que abraçou a sexualidade e lançou, também, sua linha oficial de cosméticos gospel? Com os altos e baixos de uma economia sensível, a indústria tem voltado com criatividade seus olhos para o mercado focado a sexualidade, saúde e intimidade, que não para de crescer: de acordo com a ABEME – Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual, 2014 o setor apresentou alta de 8,5%, mostrando forte tendência de crescimento como já acontece nos Estados Unidos e Alemanha, atualmente, líderes de consumo.

 
 

E não são somente os grandes da indústria e do comércio favorecidos por este segmento promissor: por trás de toda a cadeia, existe o pequeno e médio varejo formal e informal responsável por mais de 125 mil empregos diretos e indiretos – sendo destes, 80% preenchidos por mulheres (sacoleiras, donas de casa, empresárias, consultoras: somente estas são 80 mil cadastradas em todo o Brasil).

 

“No ano passado (2014), comercializamos cerca de 9,5 milhões de unidades/ mês, com venda média de R$8,00 a unidade no atacado”, informa  Paula Aguiar, presidente da ABEME.

 

Salão de Negócios para Sexualidade, Saúde e Intimidade – Atenta a esta fatia de mercado que começa a borbulhar, a jornalista Susi Guedes - responsável também pela realização de eventos que fomentam incentivos e negócios para a moda e para a terceira idade – assina a primeira edição da Expo ÍNTIMI, que será realizada em São Paulo.  “Foi a partir de minhas pesquisas e publicações sobre lingerie e o mercado sensual – entrevistas, conversas e contatos com associações e empresários do setor que detectei o real perfil do segmento de sexualidade, saúde e intimidade”, revela Susi Guedes.

 

Segundo a ABEME – Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual, 2014 o setor apresentou alta de 8,5%, mostrando forte tendência de crescimento como já acontece nos Estados Unidos e Alemanha, atualmente, líderes de consumo.  A sexualidade ainda é um tabu a ser debatido entre a família brasileira – e pode sim afetar  o futuro da saúde sexual, a intimidade de casais e outros fatores que integram os lares por todo o Brasil. “Apresentar e trazer à reflexão os caminhos que percorrem a sexualidade de nossos filhos e amigos, independente da orientação sexual; de nossos casais e até de nossos pais, na terceira idade, é responsabilidade social, cultural e de saúde. A INTIMI Expo pretende, portanto, abrir as portas de um novo olhar sobre uma sexualidade saudável, leve e positiva, que interfere na qualidade de vida e no modo de vida do brasileiro”, revela Susi Guedes.  

SEBRAE dará orientações de como abrir uma Sex Shop - Diante de um mercado promissor que não para de crescer – 8,5%, em 2014 – o segmento de sexualidade, saúde e intimidade tem recebido empreendedores formais, inclinados a apostar na abertura de sex shops ou outros estabelecimentos comerciais que movimentem produtos relacionados ao universo erótico. Há também uma legião de revendedoras, sacoleiras, donas de casa, empresárias, consultoras - somente estas são 80 mil cadastradas em todo o Brasil  – que cultivam o porta a porta para gerar sua renda mensal. Para preparar melhor estes profissionais que já estão no mercado, ou mesmo aqueles que pensam em empreender nesta área, o SEBRAE estará presente na primeira edição da ÍNTIMI Expo com uma programação especial para quem quiser tornar o seu negócio ainda mais rentável.  “Ofereceremos com o SEBRAE palestras sobre negócios, empreendedorismo e legislação, orientando quem já tem ou deseja abrir um negócio no segmento. Haverá um posto móvel do SEBRAE em tempo integral dando consultoria”, conta Susi Guedes, organizadora da feira.

Atualmente, Estados Unidos e Alemanha são os líderes mundiais no consumo de acessórios, cosméticos, roupas e demais produtos desenvolvidos para o segmento de sexualidade, saúde e intimidade. No Brasil, quem reina é o pequeno e médio varejo formal e informal , que é responsável por mais de 125 mil empregos diretos e indiretos – sendo destes, 80% preenchidos por mulheres. “No ano passado (2014), comercializamos cerca de 9,5 milhões de unidades/ mês, com venda média de R$8,00 a unidade no atacado”, informa  Paula Aguiar, presidente da ABEME - – Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual.

AQUECIMENTO PARA O VAREJO  – A 1ª ÍNTIMI Expo já conta com adesão dos principais players do segmento, interessados em aquecer os seus negócios e ampliar o relacionamento no varejo de todo o Brasil – uma vez que a ÌNTIMI é voltada à lojistas e receberá também distribuidores e grandes magazines internacionais. É o exemplo da Hot Flowers, um dos maiores fabricantes do país. Segundo Edvaldo Bertipaglia, presidente, .”... Como maior da América Latina, e uma das mais importantes empresas do setor, a HOTFLOWERS percebeu na Íntimi Expo a oportunidade de gerar novos negócios, ao mesmo tempo em que ajudamos a solidificar o segmento; transmitindo a imagem correta e coerente com um setor que cresce e emprega em média mais que a maioria nestes tempos de crise. Decidimos por ser patrocinadores pois acreditamos no formato e na proposta do evento”.

 

Outras duas gigantes do mercado de produtos sensuais também já confirmaram participação: Pessini e INTT.  “A Pessini está com a ÍNTIMI Expo desde a concepção, ajudamos com ideias e dados do mercado, nos sentimos padrinhos do evento. A ÍNTIMI tem por conceito o respeito à intimidade, sensualidade e saúde do casal e da família, e como a filosofia da Pessini é fortalecer relacionamentos, não podíamos ficar de fora. Além do cuidado com nossos produtos e imagem, vimos na Íntimi coerência com o que queremos passar a nossos clientes e a possibilidade de abrir novas frentes de negócios, conta Elaine Pessini, presidente da Pessini Cosméticos.

 

Localizada em São Paulo, a INTT aproveitará também a oportunidade da ÍNTIMI Expo para apresentar seus lançamentos a lojistas de todo o país. “A INTT está conectada com as tendências; temos produtos para atender a todos os anseios de nossos consumidores. Já temos o hábito de participar de eventos e feiras, mas o formato da ÍNTIMI Expo, com opções de atividades onde nossos produtos possam ter mais visibilidade, nos atraiu bastante, e acreditamos que será uma ótima oportunidade para as empresas do mercado sensual fazerem bons negócios e consolidarem sua imagem”, conta Alessandra Seitz, presidente.

 

Um dos principais atacadistas do setor, a Milli confirmou também sua participação na ÍNTIMI Expo. “A Milli é líder no segmento e aposta sua participação na ÌNTIMI Expo para ampliar seus contatos comerciais e incrementar o relacionamento com seus clientes. Sem dúvida é um evento inovador, com conceito diferente de qualquer outro no mercado erótico, pois é 100% focado em negócios, com certeza será um sucesso." Samer Ghosn.

 

O evento acontecerá de 25 a 27 de setembro no Anhembi, em São Paulo e desde já recebe adesões de industriais e varejistas interessados, também, numa alternativa de aquecimento em seu faturamento.  

 

www.intimiexpo.com.br

Comentários
Assista ao vídeo