O sábado, dia 22 de agosto, promete muitas emoções na Fazenda Vassoural, em Pontal, cidade localizada na região de Ribeirão Preto – interior de SP. Nesta data, o Núcleo Feminino Mangalarga, em parceria com o Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana, promoverão um evento para reunir criadores, amigos e amantes do cavalo, celebrando a raça Mangalarga e inaugurando uma competição inédita no Estado, intitulado 1º Mangalarga em Foco. Com expectativa de reunir um público de 400 pessoas, a ocasião apresentará, como ponto alto, uma competição de velocidade com disputa simultânea entre equipes de motos e cavalos. Será realizada uma prova de seis balizas e os conjuntos de cavalos competem de um lado, e motoqueiros de outro, simultaneamente. Consagra-se vencedor aquele que conquistar o menor tempo. Esta é uma prova tradicional realizada pelo Núcleo Mangalarga do Rio Grande Do Sul, durante a Expointer em Esteio, e que o Núcleo Feminino está trazendo para o Estado de São Paulo para enriquecer as apresentações que envolvem a raça Mangalarga, um animal muito versátil e extremamente dócil.
Ao todo, o Núcleo Feminino espera receber 70 inscrições. Somente poderão participar da disputa os cavalos registrados na ABCCR Mangalarga. Já o grupo de motoqueiros denominado Cross Horse foi formado especialmente para participar desta prova, à convite do Núcleo Feminino. De acordo com Antoniele Ferreira, que encabeça a equipe, ao todo são sete motoqueiros pilotando motos com potência de 250 a 450 cilindradas. “No dia-a-dia, a equipe exerce outras profissões relacionadas aos equinos, como ferreiro, veterinário, cavalariço ou gerente de haras e, aos finais de semana, participamos de atividades relacionadas ao motociclismo por hobbie, como enduro e trilhas”, frisa Antoniele. Mas também estará aberta a participação para motoqueiros da região. A competição entre equinos e motos será o ponto alto do 1º Mangalarga em Foco e está programada para iniciar às 15 horas. Serão distribuídas premiações para os cavalos, que, no total, alcançará o valor de R$ 35 mil. Esta é uma prova de muita emoção e adrenalina na qual todos os presentes torcem para que os cavalos vençam. Vale a pena se programar para assistir ou participar, pois é um evento bastante animado!”.
Cavalgada
Além da competição, o Núcleo Feminino também promoverá uma cavalgada na parte da manhã, com início às 9h e percurso de vinte quilômetros, com duração estimada de duas horas. O roteiro terá início na Fazenda Vassoural, percorrendo trilhas dentro da propriedade, realizando uma parada no Museu da Cana e com retorno à fazenda previsto para meio-dia, aonde será servido um delicioso almoço de fazenda, com a presença de Nino Violeiro. Espera-se cerca de 100 cavaleiros para participar da cavalgada, a qual estará aberta para todos os públicos e não apenas para criadores de mangalarga, ou seja, criadores de outras raças equinas podem se programar para participar com seus animais.
Para finalizar a programação intensa, a partir das 18hs haverá um Happy Hour com a Choperia Pinguim e muita animação por conta da Banda Four. Inscrições e convites com Lucimara (11) 99989.1253 ou pelo emailnfemininomangalarga@gmail.com