Colaboradores - Lica Gimenes

Aula Magna sobre Empreendedorismo e Terceiro Setor marcou o início dos novos MBAs da Reges

14 de Maio de 2017
Empreendedorismo, Criatividade e Terceiro setor deram a temática à aula magna ministrada pelo professor José Henrique Domingues Carneiro, administrador, contabilista, empresário, palestrante e escritor, em evento organizado pela Faculdade Reges Ribeirão Preto.

José Henrique Domingues Carneiro

A palestra marcou o início dos dois novos cursos de MBA voltados à área contábil. A Reges recebeu cerca de 100 pessoas, com um público formado basicamente por autoridades do meio contábil e entidades representativas de classe, contadores, gestores e alunos de Ciências Contábeis.

Compuseram a mesa o diretor acadêmico Angelo Alberto Colucci, a coordenadora do Programa de Pós-graduação, Cleusa Maria Bordini Colucci, o delegado regional do CRC SP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, o presidente do Sicorp, Alexandre Benassi, a diretora do Departamento de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto, Marlene Domingues dos Santos, a presidente do Aescon RP, Rosemeire Marques e o diretor da Casa do Contabilista, André Mauricio Souza Oliveira.

Professora Cleusa Colucci, coordenadora da pós-graduação
 

A iniciativa da Reges foi elogiada pelos convidados, que falaram sobre a importância do tema Marco Regulatório para toda a sociedade, mas principalmente para a classe contábil.

“A Casa do Contabilista apoia o evento, não só pelo contexto, momento oportuno, mas também pela iniciativa de trazer dois importantes cursos na área de gestão e terceiro setor”, disse Benassi.

O delegado regional do CRC SP abordou sobre a relevância dos novos cursos, que vem ao encontro de uma necessidade real de mercado. “Para todos que fazem parte da classe contábil, é muito importante tocar nesse assunto, do terceiro setor e aprimoramento profissional, pois sabemos que há uma crise e muitos profissionais deixando o tempo passar e não acompanhando as mudanças exigidas por um mercado que está mudando também”, contextualizou.
Para a diretora do Departamento de Assistência Social do Município, que convive diariamente com as entidades sociais e conhece de perto as demandas, o marco regulatório vai trazer uma grande oportunidade aos contadores e às entidades que trabalham com responsabilidade e transparência. “Toda a contabilidade das entidades precisa ser feita dentro das normas, e os contadores são peças fundamentais neste processo”, afirmou.
O palestrante José Henrique Domingues Carneiro começou a palestra falando sobre a vida dele e como a contabilidade deu o tom ao que viria pela frente, já que o pai dele foi um grande incentivador que, mesmo antes, já predizia que a contabilidade seria algo do futuro. 
Carneiro também enfatizou a importância de empreender, de se adaptar às mudanças, mas, principalmente, buscando um aprendizado contínuo.
“A contabilidade, quando olhada de maneira macro, gera muitos outros tipos de negócios. Ser apenas ‘darfista’, hoje em dia, é apenas para quem quer”, disse.
Os dois cursos que a Reges Ribeirão está trazendo foram desenvolvidos em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade, por meio de um Termo de Cooperação. Segundo Carneiro, a parceria faz com que eles sejam bastante focados em ampliar os conhecimentos dos contadores também em gestão empresarial, além do demanda do terceiro setor.
Os dois cursos – MBA em Contabilidade Consultoria e Gestão de Negócios e MBA em: Controle e Gestão de Entidades do Terceiro Setor já estão implantados em nove estados brasileiros.
 
Sobre o curso
Os cursos terão a duração compreendida entre 04 de Maio de 2017 e 02 de Maio de 2019, mediante carga horária de 360 horas/aula somadas a 24 horas/aula destinadas ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), totalizando, assim, 384 horas/aula.
Todo o desenvolvimento do MBA em Contabilidade vai contar com a expertise, reconhecimento e seriedade da Fundação Brasileira de Contabilidade, que irá fornecer o projeto do curso, promover a divulgação e colaborar para seu desenvolvimento.
 
Crédito: Fábio Melo
Comentários
Assista ao vídeo