Colaboradores - Mauro e Tati

Delícia de Suspiro com Frutas Vermelhas

3 de Junho de 2015

 

    Por Mauro Oliveira e Tati Basílio

 

 

Se tem uma coisa que lembra a infância e faz a gente feliz até hoje é o suspiro (!). Esse docinho, como dizem as avós “puro açúcar” é uma delicia e pode render várias boas receitas de sobremesa.

Um dia divagando sobre suspiros e merengues resolvemos pesquisar um pouco sobre a história deste docinho e descobrimos coisas bem interessantes. A principio, apostávamos que a origem deste doce fosse francesa, mas para nossa surpresa existem três versões para a nacionalidade dele, além da França (pelo menos acertamos em parte), Itália e Suíça também são consideradas o berço do suspiro.

De acordo com a história o merengue (base para o suspiro, que nada mais é que o merengue assado) foi criado no final do século 16, por um pasteleiro italiano chamado Gasparini, na cidade de Meiringen na Suíça. Veja que não é de agora que a Globalização atua na cozinha rs.

Mais tarde, porém, em meados do século 19, um cozinheiro francês que ficou famoso por ser o responsável pela criação da “Clássica cozinha francesa” aperfeiçoou o merengue. Essa nova receita, segundo os chefs de pâtisserie é a mais indicada para a produção dos nossos amados e deliciosos suspiros.

Curiosidade saciada, fomos para a cozinha pra criar uma nova sobremesa. Gostosa, linda e muito simples de fazer.

Preparando a montagem

Preparando a montagem

Ingredientes (2 porções)

– 25g de suspiro quebrado

– 1 caixinha de morango lavados e cortados em rodelas

– 1 caixinha de Framboesa (ou qualquer outra fruta vermelha de sua preferencia)

– 3 colheres de sopa de açúcar

– 2 colheres de sopa de agua

– 1 colher de chá de suco de limão*

– raspas de limão

Preparo

Calda: numa panela pequena, em fogo baixo, coloque o açúcar, a agua e metade dos morangos. Mexa com uma colher de pau até a fruta ficar parecida com uma geleia. Quando der o ponto, desligue, coloque o suco do limão mexa e reserve.

Montagem: faça camadas com o suspiro e as frutas. Ao final cubra com a calda, coloque as raspas de limão e sirva.

* Nós temos aqui um azeite prensado com limão que fica ótimo com frutas e no caso, com a caldinha desta sobremesa. Se você tiver um azeite deste tipo pode substituir o suco de limão por uma colher dele, fica incrível

Linda, colorida e deliciosa

 Leia mais em: http://entrepanelasetacas.com.br/ 

Comentários
Assista ao vídeo