Colunistas - Rodolfo Bonventti

Coluna Era Uma Vez na TV - Mappin Movietone

2 de Junho de 2015

Marco no telejornalismo brasileiro, o “Mappin Movietone” foi um dos primeiros programas noticiosos da televisão brasileira, tendo surgido em 1953, na TV Paulista. Ele surgiu em uma época em que era muito comum você dar o nome do patrocinador para os programas, mesmo que ele fosse um noticioso.

O "Mappin Movietone" surgiu em 1953 apresentado por Roberto Corte Real
 

Também era uma época de poucos recursos e o telejornal era muito mais falado do que eram exibidas imagens ou até mesmo fotos. Na verdade, ele consistia quase que exclusivamente de um locutor lendo as notícias diante de uma câmera de TV. Ele ficou no ar de 1953 a 1965, passando pela TV Paulista, TV Tupi e TV Record, sempre com a apresentação impecável de Roberto Côrte Real que usava uma inconfundível gravatinha borboleta.

Na década de 60, o telejornal tinha um formato mais atual
 

Nos anos 70, quando os telejornais já apresentavam características mais similares ao que vemos atualmente, o “Mappin Movietone” voltou ao ar pela TV Record, ocupando, diariamente, o horário nobre das 19h30, e agora com a apresentação de Antonio Del Fiol e Ney Gonçalves Dias.

Antonio Del Fiol e Ney Gonçalves Dias, ambos no centro, na TV Record, em 1973
 

Ele era patrocinado pelas Lojas Mappin e o nome "Movietone" veio porque ele surgiu de uma adaptação da versão apresentada como cine-jornal nas principais sessões de cinema de São Paulo, na década de 1950. Na nova versão, mais atualizada, Antonio Del Fiol, que já tinha uma carreira muito bem construída como jornalista de respeito no rádio e na televisão, e era também garoto-propaganda e porta-voz das campanhas publicitárias do Mappin, abria o “Mappin Movietone” todas as noites.

Antonio Del Fiol era também garoto-propaganda do Mappin
 

Ao lado de Del Fiol estava o mineiro Ney Gonçalves Dias, que começou a carreira na TV na Excelsior, estava na emissora quando a mesma foi fechada em definitivo, e aí passou para a Record, onde dividiu por algum tempo a bancada do “Mappin Movietone” em São Paulo com Del Fiol, antes de ir para a TV Globo e se consagrar na apresentação do “TV Mulher” ao lado de Marília Gabriela.

Ney Gonçalves Dias também esteve na bancada do "Mappin Movietone"
 

Na próxima semana: Uma megera e seu machão invadem a telinha da Tupi. 

Comentários
Assista ao vídeo