Colunistas - Rodolfo Bonventti

Ivani Ribeiro e o marido cravam mais um grande sucesso no horário nobre da Tupi

28 de Maio de 2015

Baseada na peça de teatro “A Visita da Velha Senhora” do suíço Friedrich Durrenmatt, um sucesso nos palcos do mundo todo, a genial Ivani Ribeiro e o marido, Dárcio Ferreira, escreveram para a TV Tupi, em 1974, um dos maiores sucessos de público e de crítica especializada do horário das 20 horas: “Os Inocentes”.

 "Os Inocentes" foi um dos grandes sucessos da TV Tupi nos anos 70
 

Com uma direção perfeita de Carlos Zara e Edson Braga, a novela reuniu um dos maiores elencos da emissora, permitindo grandes interpretações, e entre todas elas, uma se destacou do primeiro ao último capítulo: a de Cleyde Yáconis como a rica e poderosa Juliana, a mulher que volta à cidade de Roseira, mais de vinte e cinco anos depois, para vingar a morte e a expulsão da mãe daquela cidade por uma difamação.

 Luiz Gustavo, Cleyde Yáconis e Ana Rosa em cena da novela
 

Em um clima que misturava vingança com suspense, “Os Inocentes” foi um grande acerto de Ivani e de Darcio no horário nobre da TV Tupi. A novela estreou em fevereiro de 1974 e ficou no ar até setembro do mesmo ano, registrando bons índices de audiência.

 Luiz Gustavo e Tony Ramos tinham papéis de destaque na trama
 

A cada inocente no qual Juliana se vingava ela ia para seu quarto e queimava um boneco de papel, que representava, para o grande público, os personagens dos quais ela queria vingança: Otávio, Mário, Daisy, Marcelo, Marina, Renato, Lurdinha, Jarbas, Chico e Hortênsia.

Cláudio Correa e Castro foi um dos grandes trabalhos da novela
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Inocentes” bateu de frente, em São Paulo, com “O Semideus” da TV Globo. Não deixando muito espaço para grandes conquistas de público da novela global no Estado de São Paulo, a história de Ivani foi um grande sucesso e atingiu a liderança no horário das 20 horas.

Márcia Maria, Tony Ramos, Elaine Cristina, Laura Cardoso e Silvio Rocha
 

Apesar da saída repentina de Gianfrancesco Guarnieri da novela um mes antes dela acabar, o que fez com que os autores precisassem alterar alguns capítulos, “Os Inocentes” é até hoje considerada uma das mais importantes novelas da TV Tupi na década de 70 e um dos melhores textos das nossas telenovelas.

 Márcia Maria viveu Marina uma ex-miss São Paulo, uma vítima de Juliana
 

Um grande elenco onde além de Cleyde Yáconis se destacaram Cláudio Correa e Castro, o Padre João; Rolando Boldrin, o Otávio; Silvio Rocha como Durval; Márcia Maria, a Marina; Tony Ramos, o Marcelo; Laura Cardoso como Guiomar; Luiz Gustavo como Vitor e Elaine Cristina vivendo Daisy. Ainda no elenco as presenças de Jonas Mello, Paulo Figueiredo, Maria Estela, Ana Rosa, Adriano Reys, Lucy Meirelles, José Parisi, Carminha Brandão, Osmano Cardoso, Serafim Gonzales, Léa Camargo, Régis Monteiro, Eudósia Acuña, Eduardo Abbas, Alceu Nunes, Tereza Teller, Adoniran Barbosa, Jussara Freire e a participação especial de Karin Rodrigues.     

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: Telejornal do Mappin revela Ney Gonçalves Dias. 

Comentários
Assista ao vídeo