Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez na TV- A TV Tupi sai na frente da Globo e exibe as novelas em todo o território nacional

21 de Maio de 2015

Em 1973 a TV Tupi enfrentava um grande assédio da TV Globo junto aos seus contratados, e também sofria com a audiência cada vez maior das novelas produzidas pela emissora carioca.

A campanha da TV Tupi como rede nacional em 1973
 

Enquanto a novela “Carinhoso” de Lauro César Muniz, pela TV Globo, não dava trégua para a sua concorrente paulista “Rosa dos Ventos” de Teixeira Filho, exibida pela TV Tupi, e conquistava uma audiência muito mais significativa no horário das 19h, mais tarde, no horário das 20h, a briga era ainda melhor.

 No mesmo horario, "Rosa dos Ventos" sofria em termos de audiencia
 

Quando “Mulheres de Areia” estreou no horário das 20h, a TV Globo enfrentava problemas com a audiência em São Paulo da novela de Wálter Negrão, “Cavalo de Aço”, e a obra de Ivani Ribeiro soube assim tirar proveito disso e levantou os índices no horário da emissora paulista. A estréia depois de “O Semideus” de Janete Clair, na TV Globo, não conseguiu mudar muito o cenário e as duas novelas e as duas novelistas, Ivani pela Tupi e Janete pela Globo, disputavam índice a índice no Ibope.

No horário das 19 horas, "Carinhoso" roubava audiencia da TV Tupi
 

Pois foi justamente na segunda quinzena de outubro de 1973, que a TV Tupi surpreendeu o mercado e deu uma resposta na TV Globo ao sair na frente e unificar suas novelas, passando a exibi-las em todo o território nacional no mesmo dia. Até então, tanto as novelas de uma emissora como de outra, eram vistas em várias capitais brasileiras um dia depois do capítulo levado ao ar nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

"Cavalo de Aço" não conquistou o publico paulista às 20 horas
 

A novidade foi lançada com uma campanha produzida pela emissora paulista cujo slogan era: “Você pode viajar para qualquer lugar do país descansado, pois a Tupi não vai deixar você perder a novela”. Os capítulos passaram a ser transmitidos via um link durante a manhã, o que possibilitava que todas as emissoras associadas pelo Brasil exibissem à noite o mesmo capítulo das suas novelas.

 
"Mulheres de Areia" reconquistou a audiencia para a Tupi às 20h
 

A TV Globo não gostou nem um pouco da novidade da concorrente e começou um processo para agilizar a sua unificação também, o que veio a acontecer no início de janeiro de 1974, ou seja, apenas três meses depois que a TV Tupi. 

 

 

Na próxima semana: Ivani adapta “A Visita da Velha Senhora” para a TV Tupi. 

Comentários
Assista ao vídeo