Cultura - Educação

Sobrevivente do Holocausto realiza nova palestra em Campinas

19 de Maio de 2015

O polonês naturalizado brasileiro, Aleksander Henryk Laks, um dos poucos sobreviventes vivos do Holocausto, volta a cidade de Campinas - após obter grande sucesso em sua palestra no ano de 2014 - para contar sua emocionante história de vida, neste sábado23/05, às 09h, em palestra aberta ao público, realizada no Colégio Oficina do Estudante.

 
 

Durante o encontro, Laks irá detalhar tudo o que viu e viveu, fatos chocantes que marcaram a sua vida e de como sobreviveu aos anos de sofrimento e tortura nos campos de concentração nazista. O convidado do projeto “Memórias do Holocausto” chegou a ficar aprisionado em Auschwitz, local conhecido pelo extermínios de milhões de judeus.

Sua história já rendeu dois livros: “O Sobrevivente - Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz” (A.H.L/Tova Sander) e “Mengele me condenou a viver” (Samantha Obadia).

Atualmente, Aleksander Henryk Laks é presidente da Associação Brasileira dos Israelistas Sobreviventes da Perseguição Nazista e autor de duas obras contando a sua história. Sem dúvida, Aleksander Laks é um exemplo de vida, determinação e superação.

O Holocausto

Adotado durante os anos do governo nazista de Adolf Hitler, o holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores. Segundo essa mesma ideia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que – segundo os etnólogos europeus do século XIX – tinham pele branca e deram origem à civilização europeia.

Dessa forma, para que a supremacia racial ariana fosse conquistada pelo povo alemão, o governo de Hitler passou a pregar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia étnica eram os ciganos e – principalmente – os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento em guetos do povo judeu da Alemanha.

Com o fim dos conflitos da 2ª Guerra e a derrota alemã, muitos oficiais do exército alemão decidiram assassinar os concentrados. Tal medida seria tomada com o intuito de acobertar todas as atrocidades praticadas nos vários campos de concentração espalhados pela Europa. Porém, as tropas francesas, britânicas e norte-americanas conseguiram expor a carnificina promovida pelos nazistas alemães.

Serviço:

Memórias do Holocausto – Aleksander Laks, o Sobrevivente
Data: 23.05.2015 (sábado)
Local: Arena da Oficina – Avenida Brasil, 601 – Bairro Guanabara
Horário: 9h

Entrada Franca / vagas limitadas (sujeito à lotação)

Mais Informações através do telefone (19) 3241-6688

Comentários
Assista ao vídeo