Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez na TV - Supermanoela

18 de Maio de 2015

Depois de escrever “Cavalo de Aço” e não ter os resultados que esperava, Wálter Negrão voltou para o  horário das 19h da TV Globo para repetir os índices alcançados anteriormente com o sucesso de “O Primeiro Amor”. Surgia assim em janeiro de 1974 a novela “Supermanoela”, dirigida por Gonzaga Blota e Reynaldo Boury.

A trilha sonora da novela teve versão nacional e internacional
 

A idéia de que a novela fosse uma comédia leve e romântica não deu certo e ela acabou se transformando em um grande dramalhão nos bastidores, com artistas pedindo para sair e atores, diretores e autor em constante crise no relacionamento.

Em função desse clima tenso a novela teve apenas 130 capítulos e ainda foi produzida em preto e branco. Nos papéis principais estavam Marília Pêra e Paulo José. Ela reclamando muito da personagem e vitimada por uma estafa pediu para ser afastada da novela e acabou ficando de fora por mais de 30 capítulos, enquanto Paulo José tinha um personagem muito parecido com o Shazan que vivera na novela anterior de Negrão o que não agradou muito ao público e ao ator.

A história envolvia uma empregada doméstica, a Manoela de Marília Pêra que muito doce e dedicada, uma espécie de anjo da guarda, resolve ajudar e trabalhar de graça para seus patrões quando eles entram em decadência por sérias dificuldades financeiras. É dela a idéia de que a família passe a alugar vagas na residência para jovens estudantes recém chegados ao Rio de Janeiro.

Marilia Pêra vivia a dedicada empregada doméstica Manoela
 

Foi assim que com todos os problemas ocorridos nos bastidores, o casal central em um determinado momento da novela perdeu a vez para as histórias que envolviam os quatro rapazes que vinham tentar o vestibular no Rio e se hospedavam naquela residência e mexiam com a vida da família e de Manoela.

O casal central Paulo José e Marilia Pera em capa da revista Amiga
 

Marília Pêra depois dessa experiência nada interessante na sua carreira, ficou longe das novelas por 13 anos, e também o casal de atores Carlos Alberto Riccelli e Carmen Monegal criou problemas com o autor e a direção e pediu para sair antes do fim da novela.

Apesar de tantos problemas a novela não chegou a ser um grande sucesso, mas manteve índices razoáveis de audiência, embora concorresse com “As Divinas e Maravilhosas” de Vicente Sesso na TV Tupi, que também registrava boa audiência, principalmente em São Paulo.

No grande elenco destaque para o veterano Manfredo Colassanti como seu Nicolau e os quatro jovens recém chegados ao Rio e interpretados por Carlos Vereza, Carlos Alberto Riccelli, Fausto Rocha Junior e Antonio Pedro. Ainda no elenco estavam Irene Stefania, Rubens de Falco, Zilka Salaberry, Sérgio Brito, Roberto Pirillo, Suzana Gonçalves, Daisy Lúcidi, Lúcia Alves, Gracindo Junior, João Signorelli, Urbano Lóes, Rosita Thomas Lopes, Francisco Dantas, Rogério Fróes, Diana Morel, Apolo Correia e Zezé Motta.

 

Fausto Rocha Jr, Irene Stefania, Carmen Monegal e João Signorelli em "Supermanoela"
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo