Colunistas - Rodolfo Bonventti

Coluna Era Uma Vez na TV - Troféu Imprensa 1973

11 de Maio de 2015

Em 1972, Silvio Santos assumiu para si a responsabilidade de conceder o Troféu Imprensa aos melhores da televisão brasileira, que até então pertencia à revista “Melodias” e ao jornalista Plácido Manaia.

A premiação do Troféu Imprensa a partir de 1972 foi no Programa Silvio Santos 
 

E foi justamente na escolha feita por um júri com representantes de sindicatos jornalísticos de vários estados brasileiros, durante o “Programa Silvio Santos”, na época exibido nas tardes de domingo na TV Globo, que se cometeu uma das maiores “gafes” na televisão brasileira.

Os jurados que cometeram gafes e escolheram Lima Duarte como revelação
 

Lima Duarte, um dos pioneiros da televisão brasileira, com mais de 20 anos de carreira, depois de fazer sucesso como ator e diretor na TV Tupi, onde inclusive dirigiu as novelas “Beto Rockfeller” e “O Direito de Nascer”, grandes audiências na época, foi para a TV Globo e estreou na emissora carioca fazendo brilhantemente o papel de Zeca Diabo na novela “O Bem Amado” de Dias Gomes.

Silvio Santos com o seu Troféu Imprensa 1973 como melhor animador
 

E não é que os tais representantes dos sindicatos tiveram a “audácia” de elegê-lo como a revelação masculina do ano de 1973? Assim como se fosse a primeira vez que ele atuava na nossa telinha!!!!!

 

O espanto foi geral em toda a mídia, e no dia seguinte ao programa, Silvio Santos recebeu uma saraivada de críticas dos jornalistas especializados em televisão, que consideraram a escolha como sendo um total “absurdo”, já que o mais justo é que ele tivesse ganho como melhor ator, dividindo o premio que ficou, merecidamente, para Paulo Gracindo, o Odorico Paraguaçu da mesma novela.

 

Ao receber o prêmio no dia 12 de maio de 1974, dentro do “Programa Silvio Santos”, Lima Duarte preferiu só agradecer e não criar mais polêmica ainda, mas a “gafe” entrou para a história da televisão brasileira. Aliás, nesse mesmo dia, a maior surpresa coube a atriz Regina Duarte, que venceu como melhor atriz por “Carinhoso”, desbancando a favorita que era Eva Wilma pelo seu brilhante desempenho em “Mulheres de Areia”, e ao receber seu troféu agradeceu ao júri que a elegeu mas dedicou o prêmio para a derrotada Eva Wilma, em um gesto muito profissional de solidariedade à outra estrela.

Lima Duarte foi escolhido como revelação do ano pelo Zeca Diabo de "O Bem Amado"
 

Provavelmente por estarem em um programa exibido dentro da programação da TV Globo, os jurados simplesmente esqueceram a TV Tupi na premiação, bem como as outras emissoras e o Troféu Imprensa 1973 só foi para artistas e programas globais.

Regina Duarte foi a eleita como melhor atriz do ano mas dedicou o premio a Eva Wilma
 

Entre os principais vencedores estavam Paulo Gracindo (ator), Regina Duarte (atriz), Lima Duarte (revelação masculina), Sandra Bréa (revelação feminina), “Fantástico” (programa), Sérgio Chapelin (locutor de telejornal), Chico Anysio (humorista), Silvio Santos (animador), João Saldanha (comentarista esportivo), “O Bem Amado” (novela), “Vila Sésamo” (programa infantil), Roberto Carlos (cantor), Elisete Cardoso (cantora) e Geraldo José de Almeida (locutor esportivo).

 

Na próxima semana: Novela de Walter Negrão provoca polêmica na Globo.

Comentários
Assista ao vídeo