Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez na TV desta semana sobre a novela As Divinas e Maravilhosas da TV Tupi

30 de Abril de 2015

Com o sucesso da novela “Carinhoso” na TV Globo, a TV Tupi precisava emplacar uma história que trouxesse de volta o seu público das 19 horas, e pediu a Vicente Sesso, que vinha do sucesso “Um Rosa Com Amor” na concorrente carioca, que elaborasse uma novela que tivesse uma história leve mas chamasse atenção principalmente do público feminino.

Cartaz do lançamento da novela da TV Tupi em novembro de 1973
 

Foi assim que Vicente Sesso criou “As Divinas...e Maravilhosas”, que ficou sete meses no ar e recuperou a audiência do horário das 19h para a TV Tupi. E além da história leve e divertida, a novela acertou no elenco, recheado de grandes atores e em papéis marcantes na carreira de cada um deles.

Nicette Bruno, Bete Mendes e Nathalia Timberg encabeçavam o elenco
 

Era a história de três mulheres de três gerações diferentes, o que colaborava para o eterno conflito de gerações se materializar na telinha da Tupi. E o público gostou de acompanhar os problemas e as aventuras da bonita, refinada e elegante Haidée, de 65 anos, que defendia os princípios aristocráticos da família; a independência de Helena, uma mulher de 35 anos que tem seu próprio negócio e ainda busca um príncipe encantado, mas se apega demais à tradição da família e Catarina, uma jovem de 18 anos, irreverente e que pouco se importa com sua aparência e com a tradição familiar.

Procópio Ferreira e Sadi Cabral em interpretações marcantes
 

Como o patriarca da família tradicional estava o ricaço Horácio Valadares, que ao dividir sua fortuna entre as três mulheres as transformava em ainda mais divinas e maravilhosas nos seus mundos. Para vivê-lo a Tupi foi buscar o grande ator Procópio Ferreira, que não gostava muito de ficar preso meses a uma novela, mas cedeu e participou desta dando-nos uma grande interpretação, uma das últimas dele na televisão.

 

 

 

 

 

Nathalia Timberg teve um grande momento como a refinada Haidée
 

 

Os papéis principais da novela eram defendidos por Nathália Timberg como Haidée; Nicette Bruno como Helena e Bete Mendes vivendo Catarina.

 

 

Geórgia Gomide e Kito Junqueira, que estreou na Tupi nessa novela
 

 

 

 

 

 

 

Mas o grande elenco ainda tinha John Herbert, Geórgia Gomide, Sadi Cabral, Flávio Galvão, Geraldo Del Rey, Elizabeth Hartmann, Yolanda Cardoso, Nelson Caruso, Elaine Cristina, Glauce Graieb, Arlete Montenegro, Ênio Carvalho, Maria Aparecida Baxter, Marcelo Picchi, Rildo Gonçalves, Pepita Rodrigues, Célia Coutinho, José Lewgoy, Íris Bruzzi, Wálter Prado, Silvio Francisco, Eleonor Bruno, Bárbara Bruno, Benedito Corsi, Elizabeth Gásper, Graça Mello, Geny Prado, Fredi Kleemann, Kito Junqueira, Leonor Navarro, Arnaldo Weiss, Cristina Martinez e José Parisi Jr.

Geraldo Del Rey era outro destaque no grande elenco da novela
 

 

Com direção de Oswaldo Loureiro, que também fez uma participação especial na história, “As Divinas...e Maravilhosas” foi um dos grandes sucessos do horário das 19h na Tupi e abriu caminho para mais um outro sucesso que seria uma nova história de Ivani Ribeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

O único problema da novela foi um acidente automobilístico que envolveu a atriz Bete Mendes e acabou afastando-a da novela por algum tempo, o que fez com que sua personagem tivesse que fazer uma viagem inesperada e “sumisse” por dois meses da história. Mas nada que atrapalhasse no resultado final da gostosa criação de Sesso.  

Enio Carvalho e Arlete Montenegro em cena da novela de Sesso
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: O dia em que Lima Duarte virou uma revelação da TV.

Comentários
Assista ao vídeo