Colunistas - Rodolfo Bonventti

O Show da Vida que surgiu em 1973 e garantiu audiência nas noites de domingo

13 de Abril de 2015

Foi em agosto de 1973 que a TV Globo lançou um dos programas de maior sucesso em toda a história da emissora, a revista eletrônica “Fantástico, O Show da Vida”, uma idéia de José Bonifácio de Oliveira, o Boni, transformada em programa semanal por uma equipe que era composta ainda por Armando Nogueira, Augusto César Vanucci, Borjalo e Manoel Carlos.

Esse foi o primeiro logo do programa em 1973
 

O programa trazia os fatos, as fotos e as curiosidades da semana no Brasil e no mundo, com a participação de correspondentes no exterior, além de números musicais, placar esportivo e pequenas cenas de humor. A repercussão foi rápida e a nova revista eletrônica garantiu à TV Globo uma audiência alta e cativa. Assistir ao “Fantástico” se tornou um hábito nos lares brasileiros.

O logo do programa foi mudando com os anos
 

Como apresentadores ou locutores fixos, no início, o programa teve Cid Moreira, Sérgio Chapelin e Berto Filho, com Léo Batista apresentando as notícias esportivas e o comediante Chico Anysio comandando as esquetes de humor.

Os números musicais, muito bem produzidos por Augusto César Vanucci, Guto Graça Mello e Ronaldo Bôscoli foram sempre uma marca do programa, e a abertura e as vinhetas uma atração à parte, trazendo elementos gráficos e soluções até então não vistas na televisão brasileira.

Toda essa novidade visual e tecnológica agradou ao público e se transformou em um marco para a produção da linha de shows das principais emissoras brasileiras, que tiveram que passar a investir mais nos seus programas de entretenimento.

A abertura do programa lançou e consagrou alguns artistas como Jorge Lafond, Isadora Ribeiro e Heloisa Millet, que depois fariam também novelas e programas de humor na emissora. 

A abertura do programa sempre foi uma atração
 

 

 

 

O programa começou em preto e branco, mas ganhou cores em abril de 1974, o que provocou um investimento ainda maior em cenários, figurinos e na própria iluminação. No primeiro programa as atrações principais foram um matéria mostrando que o jogador Tostão recebera um laudo médico que o impedia de continuar jogando; uma entrevista com o cirurgião plástico Ivo Pitanguy; outra com o músico Sérgio Mendes, diretamente de Nova York e Marília Pêra e Sandra Bréa homenageando, respectivamente, Carmem Miranda e Marilyn Monroe. 

Sérgio Chapelin e Cid Moreira, os primeiros apresentadores
 

O sucesso do formato do programa fez com que ele fosse copiado em outros países como a Itália, Portugal e Espanha. Com mais de 41 anos no ar, o “Fantástico” continua sendo uma das maiores audiências da TV Globo.

Boni foi o grande idealizador do programa dominical
 

Na próxima semana: o duelo de Lima Duarte e Paulo Gracindo depois de O Bem Amado.

Comentários
Assista ao vídeo