Colunistas - Rodolfo Bonventti

Globo reunia Tarcisio Meira e Francisco Cuoco, mas o sucesso não foi o esperado

2 de Abril de 2015

Em agosto de 1973, Janete Clair voltava para o horário nobre da TV Globo com a novela “O Semideus”, que não foi dos seus maiores sucessos na emissora, mas marcou a teledramaturgia brasileira por algumas curiosidades.

A novela reunia, pela primeira vez, Tarcisio Meira e Francisco Cuoco
 

A primeira delas foi que os dois maiores galãs da emissora: Tarcísio Meira e Francisco Cuoco foram reunidos pela primeira vez em uma mesma novela e, para não haver problemas, a cada dia era o nome de um deles que aparecia comandando o grande elenco.

 

 

 

 

 

 

Outra curiosidade é que a novela marcou a estréia do grande ator Juca de Oliveira na emissora carioca, após uma carreira de sucesso nas novelas da TV Tupi, e aqui não como galã, mas como um vilão.

Além disso, Janete explorava o filão do acidente e da morte que afastam um dos personagens principais da história, mas que no final faz com que o mesmo volte triunfante para acertar as contas com todos. O diferencial aqui é que Janete Clair substituía o galã inicial por um sósia perfeito, o que garantiu a Tarcísio Meira uma certa facilidade em compor os dois personagens, já que o segundo apenas assumia o lugar do primeiro.

Tarcisio e Gloria, uma escolha pessoal de Janete Clair para a novela
 

No enredo, a trama envolvia a história de um excêntrico e rico industrial, Hugo Leonardo (Tarcísio Meira), que desaparece misteriosamente em um acidente de lancha, mas é substituído por um sósia perfeito, preparado por um grupo de sócios e parentes do mesmo que estão interessados em administrar e usufruir do seu grande patrimônio.

Nívea Maria e Juca de Oliveira, ele estreava na TV Globo
 

Mas há dois personagens que não acreditam na mudança de atitudes de Hugo depois do acidente, e que começam a questionar se seria realmente ele, se houve problemas psicológicos sérios com ele após o acidente ou se alguém realmente tomou o lugar dele. Esses personagens são o destacado jornalista Alex Garcia, interpretado por Francisco Cuoco, que após uma carreira internacional volta ao país para fazer uma grande reportagem sobre o império de Hugo; e a namorada do mesmo, Ângela (Glória Menezes), que é largada pelo novo Hugo às vésperas do casamento e que a troca pela bela e bem mais jovem Estela (vivida por Maria Cláudia).

Todo esse imbróglio durou mais de 200 capítulos, mas o público se cansou um pouco da trama e a novela não repetiu os índices de outros sucessos do horário como “Irmãos Coragem”. Melhor para a TV Tupi que pode estrear com mais tranqüilidade meses depois a novela “Os Inocentes” e conquistar bons índices para a sua produção, principalmente em São Paulo.

Maria Cláudia tinha papel de destaque na novela
 

Com direção de Wálter Avancini e Daniel Filho, “O Semideus” trouxe um elenco de feras, onde além dos já citados estavam também Yoná Magalhães, Ziembinski, Felipe Carone, Renata Fronzi, Stenio Garcia, Nívea Maria, Yara Côrtes, Ary Fontoura, Castro Gonzaga, Miriam Pires, Ênio Santos, Lúcia Alves, Paulo Padilha, Jardel Mello, Rodolfo Arena, Gracinda Freire, Ana Ariel, Ivan Cândido, Robero Faissal, Monah Delacy, Heloisa Helena e Antonio Patiño, entre muitos outros.

Janete Clair foi a mais importante novelista da TV Globo


 Na próxima semana: a noite dos domingos ganha um programa fantástico.

Comentários
Assista ao vídeo