Colunistas - Rodolfo Bonventti

Do sucesso radiofônico para as tardes de sábado da TV Globo, na década de 70

27 de Março de 2015

Trazer para a televisão nomes que eram garantia de sucesso no rádio brasileiro foi uma constante nas nossas emissoras nas décadas de 50 e 60. E Haroldo de Andrade (1934-2008) foi justamente um desses casos.

Um nome já consagrado no rádio, principalmente na Rádio Globo, Haroldo de Andrade estreou na televisão na TV Excelsior, em 1968, apresentando o programa de variedades “Haroldo de Andrade Show”.

 
 

Mas o sucesso mesmo aconteceu a partir de 1969, quando ele se transferiu para a TV Globo e passou a comandar o “Programa Haroldo de Andrade”, que estreou aos sábados a partir das 17 horas, com uma hora de duração.

Com um misto de concursos, números musicais, gincanas e entrevistas, o programa conquistou principalmente o público carioca, e com menos de um ano no ar já avançou para toda a tarde de sábado, sendo exibido das 14h30 às 17h30.

Ficaram famosos os concursos e as gincanas com alunos dos principais colégios do Rio de Janeiro, ainda nessa época o Estado da Guanabara, bom como a entrega do Troféu O Globo para os melhores da semana ou do mês.

 

Haroldo de Andrade era muito simpático e tinha um bom domínio de palco, características que o transformaram em um dos nossos principais comunicadores dos anos 70 no rádio e na televisão.

 
 

O “Programa Haroldo de Andrade” ficou no ar até 1973, sempre nas tardes de sábado, e transmitido ao vivo, inicialmente do auditório da TV Globo, no Rio de Janeiro, e depois do Teatro do Liceu de Artes e Ofícios no centro da capital carioca. No seu último período, o programa foi ao ar no horário das 15h às 18h.

 
 

Entre os quadros de maior sucesso do programa estavam o “Poltrona Um”, onde grandes personalidades eram entrevistadas pelo apresentador; “Revelação 70”, em que jovens cantores, ainda não muito conhecidos do público, disputavam receber o título do quadro, ou seja, serem a revelação daquela semana; o “Festival de Sucessos” que apresentava oito calouros, que recebiam votos dos telespectadores pelo telefone; ou “Os Indiscretos”, onde um artista famoso era entrevistado por três pessoas que faziam perguntas indiscretas.

Na próxima semana: Os galãs Tarcísio e Cuoco se enfrentavam no horário nobre.

Comentários
Assista ao vídeo