Colunistas - Rodolfo Bonventti

Nasceu na TV Record o programa que consagraria Renato Aragão e companhia

13 de Março de 2015

Foi na TV Excelsior, em 1966, que a estrela de Renato Aragão começou a brilhar intensamente. Lá ele criou o programa humorístico “Adoráveis Trapalhões”, um sucesso na emissora paulista onde ele contracenava com o parceiro de sempre, Dedé Santana, e também com os cantores Wanderley Cardoso e Ivon Curi.

O programa foi lançado em 1972 na TV Record

 

No início dos anos 70, Renato Aragão e Dedé Santana foram para a TV Record e começaram a participar do programa “Praça da Alegria”, na época o programa de humor de maior audiência da emissora. Faziam muito sucesso com as crianças e os adultos e foram então chamados por Paulo Machado de Carvalho, diretor da emissora, que lhes propôs um programa próprio.

Mussum no programa ao lado do ator Turibio Ruiz
 

E foi assim que em 1972 surgiu “Os Insociáveis”, considerado até hoje o embrião do programa “Os Trapalhões”, um marco no humor leve e popular na televisão brasileira.

Os Insociáveis” reunia Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum (que também fazia parte ainda do grupo musical Os Originais do Samba) e Roberto Guilherme, que seguiria com eles para a TV Globo, como o eterno vilão que servia de escada para os humoristas. Havia ainda a participação de astros da TV Record como a atriz Célia Coutinho.

O programa ficou no ar por dois anos com direção de Wilton Franco e a co-direção de Dedé Santana, e nele os humoristas puderam sentir que o então quarteto (Renato, Dedé, Mussum e Guilherme) podia render ainda muito mais e conquistar muito mais sucesso.

A experiência na TV Record rendeu boa audiência e os deixou em evidência, tanto que ao terminar o programa “Os Insociáveis”, não demorou muito para voltassem ao ar, agora na TV Tupi, em final de 1974, para estrearem o primeiro programa “Os Trapalhões”, e foi aqui que se juntou ao grupo o comediante Mauro Gonçalves, que acabou virando o eterno Zacarias.

Renato Aragão e Dedé Santana comandavam o programa
 

 

 

 

 

E dois anos depois foram todos para a TV Globo em uma outra história que contaremos mais tarde.

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa deu origem a "Os Trapalhões" que ganhou Zacarias
 

Renato e Dedé, uma parceria de mais de 40 anos

 

 

Na próxima semana: Um seriado global nos anos 70 para alegrar crianças e adultos.

 

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo