Notícias - Autoridades

6ª edição do Anuário da Justiça

26 de Fevereiro de 2015

Cerca de 400 convidados prestigiaram a solenidade de lançamento da 6ª edição do Anuário da Justiça, publicação com os protagonistas do Judiciário paulista e suas decisões, na noite desta terça-feira (24), no Salão dos Passos Perdidos, no Tribunal de Justiça, na capital.

Dr Carlos Mateucci, Marcelo Knopfelmacher, presidente MDA, Paulo Adib Casseb, José Renato Nalini, Dra Cibele Toldo e desembargador federal Fábio Prieto, presidente do TRF3 | foto: Ricardo Nonato 
 

Estiveram presentes José Renato Nalini, presidente do TJ-SP, Eros Piceli, vice-presidente do TJ-SP, Hamilton Elliot Akel, corregedor-geral da Justiça, César Asfor Rocha, ex-ministro do STJ, Fábio Prieto, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, dentre diversas representantes do meio jurídico e do governo.

Desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo  | foto: Antônio Carreta, TJSP
 

Além de resenhas das principais decisões julgadas pelas Seções de Direito Privado, Direito Público e Direito Criminal, a publicação mostra que diante de uma demanda em alta – até setembro de 2014, já tinham sido protocolados no tribunal 27 mil recursos a mais do que em todo o ano de 2013 –, o estoque de processos pendentes diminuiu. Passou de 340 mil para 329 mil, meros 3%, mas, enfim, uma redução no passivo do tribunal.

 foto: Antônio Carreta, TJSP

O Anuário da Justiça de São Paulo 2015 também comprova que o grande problema de demanda da Justiça paulista continua concentrado na primeira instância, principal responsável pelos 25 milhões de processos em tramitação no estado.

O Anuário traz um raio-X completo do funcionamento da maior corte do país e demais entidades ligadas à Justiça paulista, com o perfil dos 360 desembargadores e 80 juízes convocados em segundo grau. Junto ao perfil de cada desembargador é apresentada, de forma resumida, uma decisão de sua lavra para demonstrar seu modo de julgar e de pensar a Justiça.

Comentários
Assista ao vídeo