Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eva Wilma e Ivani Ribeiro fazem história com a novela Mulheres de Areia na Tupi

5 de Fevereiro de 2015

Foi um encontro perfeito: uma grande autora, mais inspirada do que nunca, na criação de uma história atual que colocava frente a frente duas gêmeas idênticas, porém de personalidades totalmente distintas. Do outro lado, uma atriz brilhante que teve na interpretação das gêmeas Ruth e Raquel, seu melhor e mais desafiador papel na televisão. E foi nesse casamento perfeito entre a autora Ivani Ribeiro e a atriz Eva Wilma que surgiu um dos maiores sucessos da TV Tupi, a novela “Mulheres de Areia”.

Anúncio da novela "Mulheres de Areia" na TV Tupi
 

Registrando índices de audiência em São Paulo que ficavam entre 20 e 25% no horário das 20h, números que surpreenderam até a direção da TV Tupi, e que tiraram pontos importantes da novela “Cavalo de Aço”, na TV Globo, a novela de Ivani Ribeiro foi um marco na produção de telenovelas, na década de 70, na emissora paulista e resgatou uma parcela importante de telespectadoras e o prestígio que a TV Tupi vinha perdendo junto ao público.

A cena do casamento de Marcos (Carlos Zara) e Ruth (Eva Wilma) 

 

O sucesso de “Mulheres de Areia”, que estreou em 26 de março de 1973, foi uma conjugação de fatores positivos: um texto perfeito de Ivani Ribeiro, uma direção firme e criativa de Edison Braga e um elenco numeroso e muito coeso que soube agarrar e defender com muita vontade e competência os seus personagens.

Gianfrancesco com Zara e Eva Wilma era o Tonho da Lua
 

Passada em uma aldeia de pescadores, a história de Ivani mostrava um jovem industrial, Marcos, dividido entre o amor de duas irmãs gêmeas. Enquanto uma era simples e verdadeiramente apaixonada por ele, a outra era falsa, dissimulada, e só pretendia com o romance ter ascensão social e muito dinheiro. Gravada na cidade litorânea de Itanhaém, a novela também serviu para incrementar o turismo na cidade, já que os locais de gravação e as esculturas de mulheres realizadas na areia foram mantidos e viraram pontos turísticos.

Alguns personagens eram marcantes e além das gêmeas brilhantemente interpretadas por Eva Wilma, havia um gago retardado que esculpia as estátuas de areia e era apaixonado por Ruth, o Tonho da Lua, uma interpretação premiada de Gianfrancesco Guarnieri; o poderoso dr. Virgilio e a fútil dona Clarita, um parceria perfeita de Cláudio Correa e Castro e Cleyde Yáconis; a voluntariosa e sempre revoltada Malu, brilhante criação de Maria Isabel de Lizandra e o rude e decidido peão Alaor, um grande trabalho de Antonio Fagundes.

 

Maria Isabel de Lizandra e Antonio Fagundes como Malu e Alaor
 

No grande elenco também com belas interpretações encontrávamos Carlos Zara, fazendo seu primeiro par romântico com Eva Wilma; Silvio Rocha e Lucy Meirelles, perfeitos como Seu Floriano e dona Isaura; a beleza e o charme de Márcia Maria como Andrea, a noiva deixada para trás pelo ricaço Marcos; o pescador vingativo padrasto de Tonho da Lua, vivido por Ivan Mesquita e o mau caráter César, secretário do Dr. Virgilio, uma criação de Rolando Boldrin.

Nas praias de Itanhaem, Eva Wilma como as gêmeas Rut e Raquel
 

 

Mas tinha também Maria Estela, Edgard Franco, Carminha Brandão, Serafim Gonzales, Newton Prado, Ana Rosa, Lisa Vieira, Flávio Galvão, Analu Graci, Umberto Magnani, João José Pompeo, Abrahão Farc, Léa Camargo, Adoniran Barbosa, Haroldo Botta, Riva Nimitz, Olivia Camargo, Carlos Nunes, Sérgio Galvão, Paulo Villa, Carmem Marinho, Paulo Guarnieri, Servilio Batista, Teresa Santos, Hilquias de Oliveira, José Parisi Junior, Annamaria Barreto e Henrique Martins.

O sucesso da novela foi tão grande que Ivani Ribeiro precisou ir criando novas situações porque a audiência aumentava, e a TV Tupi resolveu manter a história no ar por quase um ano. Foram mais de 250 capítulos e, indiscutivelmente, um dos maiores sucessos da nossa teledramaturgia, alguns anos depois transformada em outro sucesso de audiência em um remake produzido pela TV Globo.

 

 

 

Cleyde Yáconis em grande atuação como dona Clarita

 

 

  

Na próxima semana: A vida dos famosos na noite de domingo.

Comentários
Assista ao vídeo