Colunistas - Andrea Pagnanelli

Japonismo em Alta

4 de Junho de 2013

 Todos sabem que o japão passou por momentos difíceis quando ocorreu o tsunami que devastou uma parte do país, com isso os olhos do planeta se voltaram para lá, Não só pelo desastre em si, mas pelo exemplo que os japoneses deram ao resto do mundo de respeito ao próximo e organização.

 
 
 
 
Ao olhar para o Japão estilistas do mundo inteiro encontram referência para criar, não apenas de estampas, que eu acredito ser o ponto forte do japonismo, mas de modelagens e estilos também. Esse movimento estético que se inspira no Japão para criar moda e artes em geral, é chamado de Japonismo.
 
 
 
 
 
 
Os encabeçadores do japonismo foram Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo e Issey Miyake, que arrebataram editoras com um conceito radical de moda nos desfiles de Paris  Rei Kawakubo é criadora da marca Comme des Garçons.
 
A tendência está de volta com tudo para o verão 2013, inspirando inclusive estilistas de París como Yves Saint Laurent e Givenchy. 
 
 
 
 
Como já foi falado, a tendência compreende bem mais que somente estamparia. Podemos notar os cortes retos, as modelagens amplas e armadas, muitas vezes fluidas, desenhando uma silhueta rígida e estruturada.
 
 
 
Comentários
Assista ao vídeo