Cultura - Cinema

2ª Mostra Cine Literário apresenta filmes nacionais baseados em livros para incentivar leitura

21 de Outubro de 2014

 

Cinema e literatura são duas artes muito diferentes entre si, que, no entanto, sempre caminharam lado a lado. Quem nunca leu um grande livro e pensou que renderia um belo filme? Ou se surpreendeu ao ver a adaptação de um romance querido nas telonas? Para estimular a leitura por meio do cinema e promover o acesso à sétima arte por meio da literatura, nasceu a Mostra Cine Literário.

A segunda edição do projeto será realizada entre os dias 27 e 31 de outubro, no Ponto Cine, em Guadalupe. A mostra gratuita exibirá 10 filmes brasileiros baseados em obras literárias, com sessões sempre às 9h e 14h, como os longa-metragens de sucesso Heleno, Divã eMeu Nome Não é Johnny. A programação marca o início da parceria entre duas referências do cinema nacional: o cinema que é o maior exibidor de filmes brasileiros do país e a Downtown Filmes, a maior distribuidora de produções nacionais.

"O projeto nasceu em uma feira de livros, quando percebi que pouca gente dava importância ao fato de 178 títulos da literatura nacional (isso há alguns anos, hoje são mais) terem dado origem a pequenos, médios e grandes filmes da cinematografia brasileira, dos mais populares, como Cidade de Deus a clássicos como Vidas Secas", afirma o diretor-executivo, Adailton Medeiros.

Os filmes apresentados irão estrear uma tecnologia inédita no país, vencedora do edital de acessibilidade da RioFilme. O Ponto Cine disponibilizará um aplicativo desenvolvido na Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha, que coloca na tela de tablets e smartphonesum intérprete de libras e legendas, além de emitir audiodescrição via fones de ouvido. Com isso, o espaço, que já conta com rampas para cadeirantes, se transforma no primeiro cinema 100% acessível do Brasil, com possibilidade de beneficiar 20% da população brasileira.

Após as sessões, os espectadores terão a oportunidade de participar de debates com diretores, atores, críticos de cinema e autores das obras que resultaram nas adaptações cinematográficas apresentadas. Entre os nomes confirmados, estão o ator Caio Blat (Batismo de Sangue), o escritor Guilherme Fiúza (Meu Nome Não é Johnny), o cineasta Helvécio Ratton (Batismo de Sangue) e o ator Adélio Lima (Gonzaga de Pai para Filho).

Correalizado pelo Ponto Solidário e pelo Ponto Cine, o Cine Literário foi vencedor do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2014. A edição deste ano tem patrocínio de Statoil e Consórcio Linha 4 Sul e apoio da Rede Globo e da Universidade Estácio de Sá. 

Projeto educacional

Após o sucesso da primeira edição, as escolas públicas interessadas em participar da mostra precisaram se inscrever no edital no site do Cine Literário (http://www.pontocine.com.br/cineliterario/), apresentando um projeto dentro da instituição que seja vinculado aos temas dos filmes exibidos para garantir a presença no evento. Todas as 42 escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro, além de algumas instituições de outros locais, foram contempladas em 2013 com uma midiateca composta por 50 títulos da literatura brasileira e 50 filmes baseados nas obras literárias, todos duplicados. O pacote incluía ainda uma TV HD de 47" 3D e um blu-ray player, para serem utilizados como ferramentas pedagógicas. Os professores e alunos contemplados receberam a visita de profissionais do Ponto Cine, que realizaram oficinas para ensino da utilização, manutenção e catalogação do material, que contou até com a presença de uma bibliotecária documentista.

Comentários
Assista ao vídeo