Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Peça Enlace - A Loja do Ourives

24 de Maio de 2012















A coluna Cartão de Visita conta com o apoio cultural de Nilton e Cristina Beraldo, da Beraldo Advogados Associados, da Formato Móveis, da Gallery, da Dentfix, da Woman Plastic, da Moviecom e da Semi Joias Mix

PEÇA ENLACE - A LOJA DO OURIVES

A coluna foi conferir a peça "Enlace - A Loja do Ourives", que conta no elenco com nomes como Luiz Guilherme e Rafael Almeida, entre outros.

"Enlace" é um romance bem humorado entre o homem e a mulher, com os seus encantos e desencantos, união e separação, esperanças e medos, que nessa versão será encenada como um musical, mantendo a poesia e a essência da obra original.

O exercício da recriação dramatúrgica foi construir uma nova trama, partindo dos conteúdos, dos personagens e da situação dramática original da peça, o que nos leva a um drama bem humorado, recheado de situações históricas e uma dramaturgia que quebra a linha temporal, fazendo com que o público acompanhe uma história em três tempos diferentes, de três mulheres de uma mesma família aprendendo a viver os seus amores e, principalmente, experimentando, cada uma a sua maneira, o casamento.

O espetáculo é protagonizado por três heroínas bem distintas:

Teodora, interpretada na fase madura por Françoise Fourton, a matriarca da família, que viveu o "amor ideal" com Adok, papel de Rafael Almeida, num cenário de guerra e violência. Um sentimento que supera as ausências, os medos, e até a morte.

Ewa (Leka Begliomini), filha de Teodora, que cultiva "o amor dos livres". Ela acredita que ninguém é de ninguém, e luta bravamente para não se render às tradições nem ao amor de Nikolai (Osvaldo Mil), vivendo intensamente a revolução cultural dos anos 70.

E Malina (Laila Garin), neta de Teodora e filha de Ewa, que vive "o amor das dúvidas'.

A saga dessas três gerações tem como pano de fundo marcos políticos, sociais e culturais que mudaram a história da humanidade. Começamos com a explosão da II Guerra Mundial, passamos pelos hippies, Woodstock, e chegamos às rupturas e à sociedade mais consumista e individualizada dos anos 80.

O espetáculo termina com o Ourives, o ator Luiz Guilherme revelando aos três casais o risco que é o deixar-se "arrastar por um amor que se imagina absoluto e que não tem as dimensões do absoluto". E alerta: "Somos vítimas das nossas ilusões, não procurando inserir o amor no Amor que tem estas dimensões. Não é propriamente a paixão que nos cega, mas a falta de humildade frente ao amor na sua verdadeira essência. O perigo, enorme, diminui, se tomamos consciência dele. Porque a pressão da realidade é muito forte, o amor não lhe pode resistir. (.)".

Essas três histórias vão revelando para o público outros personagens, outras tramas, e nos fazem perceber que o verdadeiro amor é construído, é cultivado, não pode ser apenas idealizado, nem sobrevive às individualidades, pois vive das trocas, e nem pode significar o fim do sonho de ninguém.

Enlace é esse passeio pelos costumes, amores, revelações e muita música para nos fazer pensar sobre o que nós fazemos do nosso amor, e do amor dos outros em nossas vidas.


Luiz Guilherme, Zacarias Pagnanelli e Dr. Ailthon Takishima


Beatriz Figueiredo Quintas, Luiz Guilherme e Juliana Caccavali


Juliana Caccavali, Rafael Almeida e Beatriz Figueiredo Quintas

Além do Tele História, a coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido na Record News à meia-noite de sábado para domingo.
Comentários
Assista ao vídeo