Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Uma revista eletrônica que virou o telejornal preferido da hora do almoço

24 de Setembro de 2014

 Leo Batista apresentava o telejornal "Hoje" em 1971

 

 

O telejornal “Hoje”, da TV Globo, surgiu como uma revista eletrônica que falava de culinária, arte, moda, comportamento e defesa do consumidor e seu público alvo, inicialmente, era o público feminino que estava em casa.

O “Hoje” estreou em 26 de abril de 1971 no horário das 13 horas, tinha a duração de 30 minutos, e era apresentado por Léo Batista e Luis Jatobá. Inicialmente a sua veiculação se restringia ao Rio de Janeiro, enquanto em São Paulo, no mesmo horário, eram exibidos os seriados “National Kid” ou “O Vigilante Rodoviário”.

Nelson Motta apresentava as novidades musicais

 
 

 

A cidade de São Paulo só passaria a acompanhar essa revista eletrônica a partir de 1974, ou seja, três anos após ele ter se transformado em um sucesso no horário do almoço entre o público carioca. Na pauta estavam sempre os acontecimentos ocorridos na cidade no período da manhã e ele era apresentado de segunda a sexta-feira.

Além de Léo Batista e Luiz Jatobá, formavam o primeiro time do telejornal “Hoje” os jornalistas Humberto Filho, Sonia Maria, Nelson Motta, que apresentava as novidades na área musical, e Lígia Maria. A direção era de Humberto Filho e de Silvio Júlio.

Luiz Jatobá, ao centro, foi um dos primeiros apresentadores

 

A partir de 1974, quando além de São Paulo, também as praças de Belo Horizonte e Brasília passaram a receber a revista eletrônica, uma edição especial de sábado entrou na programação e passou a apresentar matérias e entrevistas especiais que se tornaram uma marca registrada do telejornal nos anos 80 e 90.

Em São Paulo, o “Hoje” era apresentado, nos primeiros anos, por Sérgio Roberto, Marília Gabriela, Ciro José e Theresa Corbett. Aos sábados, nas entrevistas especiais, o comando era de Marília Gabriela. Grandes personalidades da nossa cultura como Carlos Drummond de Andrade, Pelé, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Cazuza, Ayrton Senna e Caetano Veloso deram entrevistas que tiveram grande repercussão nacional, justamente nessas edições de sábado do “Hoje”.

A evolução do logo do telejornal no decorrer dos anos

Foi somente a partir de 1980 que o telejornal apresentou mudanças no seu foco e no seu público alvo, e passou a se chamar “Jornal Hoje”, mas já era um campeão de audiência no horário tanto no Rio como em São Paulo.

Na próxima semana: Ivan Lins no comando de um programa musical semanal.

Comentários
Assista ao vídeo