Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Hans Donner e Lennie Dale revolucionam a programação da Globo nos anos 1970

9 de Setembro de 2014
 Lennie Dale era americano e chegou ao Brasil em 1963

 

No início dos anos 1970, já com a sua programação vitoriosa em todo o Brasil e com a visão muitos anos luz na frente de Wálter Clark no comando da emissora, a TV Globo resolveu investir no seu corpo de baile e na sua programação visual. E eis que surgem dois nomes importantes nessa área e que trouxeram significativa contribuição para a TV brasileira: o dançarino e coreógrafo Lennie Dale e o designer e artista gráfico Hans Donner.

Ambos estrangeiros, Lennie Dale era um americano de origem italiana, enquanto Hans Donner é alemão, eles chegaram na emissora carioca por volta de 1974/1975 e revolucionaram as suas respectivas áreas de atuação.

 Lennie revolucionou o corpo de dança da TV Globo

 

Lennie estudou ballet clássico, jazz e dança moderna e chegou ao Brasil com a experiência de quem havia trabalhado na Broadway em espetáculos famosos como “West Side Story” e de quem dançou com o genial Gene Kelly em programas de TV na Europa. Veio para o Brasil em 1963 convidado pelo empresário brasileiro Carlos Machado e por aqui foi ficando, agitando as noites do restaurante Night and Day e se tornando uma figura importante para a consolidação da Bossa Nova no Brasil e no exterior.

Com coreografias vibrantes e inovadoras, Lennie Dale imprimiu uma mudança radical nos musicais da TV Globo, e trouxe a dança e o corpo de baile da emissora para momentos brilhantes em vários musicais ou especiais produzidos pela emissora na segunda metade da década de 1970.

Donner criou toda a identidade visual da emissora carioca

 

Já Hans Jurgen Donner trouxe para o Brasil e para a Globo a experiência de ter estudado em uma das escolas de design mais famosas da Europa e ter vencido vários concursos na Alemanha e em outros países europeus na área de programação visual. Entrou para a emissora carioca em 1975 pelas mãos de Wálter Clark e foi o responsável por desenvolver toda a identidade visual, logotipos e animações que passaram a fazer parte do dia a dia da programação da TV Globo a partir daí.

Donner também foi o primeiro a inserir a computação gráfica na TV brasileira, isso já em meados dos anos 1980 e um dos criadores da  Globo Computação Gráfica. Foi o responsável por conceber e produzir as aberturas de quase todos os programas da emissora, tanto na linha de shows como novelas, humorísticos ou musicais a partir do final dos anos 1970. Entre os vários trabalhos que realizou para a emissora merecem destaque a abertura do “Fantástico”, do programa humorístico “Planeta dos Homens” e da novela “O Dono do Mundo”, onde recriou uma seqüência do clássico filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin.   

Hans Donner começou na TV Globo em 1975

 

Na próxima semana: Um texto clássico de Geraldo Vietri para a TV Tupi.

Comentários
Assista ao vídeo