Cultura - Teatro

Conto sobre Mim - Contes sur Moi

26 de Agosto de 2014

Fruto de um intercâmbio cultural entre Brasil e Québec, o espetáculo Conto sobre Mim [Contes sur Moi], dirigido pela premiada atriz e diretora Julie Vicent fará, nos dias 29 e 30 de agosto, duas únicas apresentações dentro das comemorações dos 50 anos do Teatro Aliança Francesa.

Conto sobre mim apresenta cinco cenas curtas, cada uma protagonizada por pares de personagens, que vivem em diferentes décadas dos séculos XX e XXI. Essas histórias são alinhavadas pelo percurso de um vestido de noiva, que nasce das mãos de uma imigrante portuguesa, operária; viaja por vidas e países diversos, até ser, finalmente, enterrado junto a um jovem brasileiro acometido por uma doença incurável em Montreal. Esse vestido branco, que poderia ser a materialização do amor puro e sagrado, é aqui um objeto exilado de sua função e de seu contexto usual; torna-se, poeticamente, ora a representação de seres apartados de suas realidades, ora a explicitação de desejos e esperanças, ora a demonstração de carências, que não se restringem a bens materiais.

A criação do espetáculo foi possível graças à parceria entre o Teatro da Travessia (Brasil) e a Compagnie Singulier Pluriel (Québec/Canadá), iniciada no final de 2011. Neste ano, os atores brasileiros conheceram Simon Paradis, na época produtor da Compagnie Singulier Pluriel (da qual fazem parte Julie Vincent, Michel Smith e Rodolphe St-Arnault), que estava no país negociando a turnê do espetáculo Jocaste.

As companhias compartilharam registros de seus trabalhos anteriores, e perceberam coincidências interessantes entre eles, como utilização de narrativas em cena; o uso de contos como estimuladores da criação; a valorização da memória e da experiência; a fragmentação e abertura da dramaturgia; o trabalho corporal como elemento narrativo, a opção por um mínimo de objetos e recursos, e a valorização do trabalho atoral.

A partir disso, a diretora Julie Vincent foi convidada e aceitou não apenas a parceria no projeto, como também assumir a direção do espetáculo. Um de seus  principais focos de trabalho foi: a viabilização do compartilhamento artístico entre o norte e o sul do continente, com vistas à  ampliação do conhecimento de procedimentos teatrais por todos os envolvidos.

A partir de março de 2012, as companhias começaram a se encontrar, por meio de vindas de Julie Vincent ao Brasil, o que se repetiu em março e dezembro de 2013. Em 2014, nos meses de março e abril, a trupe brasileira fez uma residência artística em Montréal, com o objetivo de concluir o espetáculo. Realizaram quatro residências artísticas, sendo três em Casas de Cultura e uma em um dos principais teatros de experimentação de Montréal, o Théâtre aux Écuries.

Além da direção de Conto sobre Mim [Contes sur Moi], Julie Vincent também é responsável pelo texto, escrito em parceria com o premiado autor João Anzanello Carrascoza. Desde as primeiras negociações, as companhias consideraram fundamental para o aprofundamento da discussão, integrar à criação textos de um escritor brasileiro. Considerando-se que neste espetáculo as personagens aparecem intimamente ligadas aos seus contextos, ninguém melhor do que um autor do próprio país para apresentar o olhar sobre questões nacionais.

A partir desse compartilhamento dramatúrgico, é possível encontrar pontos de contato e de afastamento entre as experiências do norte e do sul do continente no último século e neste que se inicia.

Outro grande destaque do projeto é a parte musical, com composições originais de Michel Smith que desde o início marca os trabalhos da Compagnie Singulier Pluriel. A música é, neste espetáculo, utilizada como elemento épico para a exposição de contradições, intensificação da percepção de determinados aspectos,  e incitação da pluralidade de olhares. Também muito importante é a participação de Rodolphe St-Arnault na iluminação e nas projeções, criando estímulos visuais e imagéticos que dialogassem com a cena, de modo a nutrir os atores durante suas apresentações e ampliar a perspectiva dos espectadores

 

EQUIPE:

Texto: Julie Vincent e João Anzanello Carrascoza

Direção: Julie Vincent

Trilha Sonora: Michel Smith

Concepção de iluminação: Rodolphe St-Arnault

Cenografia e figurinos: Noémie Demers

Encenação: Companhia da Travessia

 

SERVIÇO:

Local: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)

DATA: 29 e 30/08 às 20h30

INFORMAÇÕES: 3017 5699 - r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br

INGRESSOS: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). Aceita todos os cartões.

VENDAS PELA INTERNET: www.ingressorapido.com

DURAÇÃO: 75 min

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

 

Aliança Francesa:

Única instituição reconhecida internacionalmente pelo Ministério de Educação da França para o ensino de francês, a Aliança Francesa está presente em São Paulo há 80 anos. Com uma rede de 40 associações e nove centros correspondentes, a instituição atua em quase todos os estados brasileiros e, embora sua atuação seja independente, a coordenação dos programas de ensino de toda a rede é garantida por uma Delegação Geral. Na cidade de São Paulo, a Aliança Francesa possui sete unidades, com método de ensino adaptado para diversos públicos. Além dos cursos de língua e de cultura francesa, a Aliança Francesa também promove atividades culturais voltadas ao teatro, cinema, música, entre outros.

Comentários
Assista ao vídeo