Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória: Adhemar Gonzaga

22 de Agosto de 2014
 Adhemar Gonzaga foi um visonário no cinema brasileiro

 

Adhemar de Almeida Gonzaga deixou seu nome escrito na história do cinema brasileiro como Adhemar Gonzaga, o visionário do cinema nacional que criou, na década de 1930, o primeiro grande estúdio  cinematográfico brasileiro, a Cinédia.

Adhemar manifestou o seu desejo de fazer cinema ainda muito pequeno e quando essa arte ainda era desconhecida pela maior parte dos brasileiros. Estamos falando de uma época em que a Primeira Grande Guerra assustava o mundo. Os pais eram contra o desejo do adolescente e tentaram demove-lo da ideia de todas as formas.

Mas esse carioca era “tinoso” e resolveu então começar como ator, participando de um curta metragem publicitário, em 1920, aos 19 anos de idade. Conhecedor como poucos da linguagem cinematográfica, o passo seguinte foi escrever sobre o assunto para jornais do Rio de Janeiro.

O diretor, roteirista e produtor começou a filmar muito  jovem

 

Em 1926 lançou a revista “Cinearte”, um grande sucesso na época e que chegou a ser a publicação sobre cinema de maior circulação na América Latina.

E justamente dois anos após o sucesso da revista, Adhemar Gonzaga estreia como diretor e roteirista, realizando “Barro Humano”, até hoje um clássico do cinema nacional, um drama mudo e estrelado por  Gracia Morena, Lelita Rosa, Carlos Modesto e Eva Nil, que foi um grande sucesso de bilheteria naquela época.

O sucesso de crítica e de público levou Adhemar a viajar para os Estados Unidos para conhecer de perto a indústria hollywoodiana de se fazer cinema. De volta ao Brasil em 1930, ele transforma em realidade o seu grande sonho: criar um estúdio cinematográfico, a Cinédia, no bairro carioca de São Cristóvão.

A Cinédia foi o primeiro grande estúdio do cinema nacional

 

Foi Adhemar Gonzaga quem lançou no cinema nomes expressivos como o das irmãs Carmem e Aurora Miranda, Grande Otelo, Paulo Gracindo e Marlene. Foi ele também quem dirigiu o filme precursor das grandes chanchadas, “A Voz do Carnaval”, em 1936.

A Cinédia produziu perto de 50 filmes até encerrar suas atividades nos anos 1950. Entre eles grandes sucessos como “Bonequinha de Seda”; “O Ébrio”; “Pinguinho de Gente” e “Salário Mínimo”, este último em 1970 na retomada do estúdio, que fecho por dificuldades financeiras na década de 50 e retomou suas atividades, alguns anos depois no bairro de Jacarepaguá.

"Barro Humano" foi o primeiro longa metragem de Adhemar Gonzaga
 

 

Para sobreviver, a partir de 1970, Adhemar Gonzaga resolveu alugar as instalações da Cinédia para a gravação de novelas e de filmes publicitários.

 "O Ébrio" com Vicente Celestino foi um dos sucessos da Cinédia

Adhemar Gonzaga morreu em 1978, aos 77 anos, vitimado por uma parada cardíaca.

Comentários
Assista ao vídeo