Cultura - Fotografia

Heloisa Junqueira expõe na Adearte Galeria & Store

11 de Agosto de 2014

 

A Adearte Galeria & Store acaba de lançar a exposição “Abismos Contemplativos da Memória”, da artista contemporânea Heloisa Junqueira, de Ribeirão Preto (SP). A nova exposição, aberta nesta quinta-feira (07), traz imagens que resumem alguns momentos roubados, capturados por meio de fotografias e colocados em um acervo pessoal de cinco anos da artista. São imagens de pessoas estranhas, que refletem também a própria estranheza do ser. A exposição ficará aberta até o dia 06 de setembro - visitação gratuita. O horário de funcionamento da galeria é de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados das 10 às 13 horas.

Segundo a artista Heloisa Junqueira, um fato curioso permitiu a produção de mais uma exposição que não estava, até certo ponto, programada. “Há mais ou menos cinco anos venho fotografando momentos que contemplo em público pessoas estranhas e que chamam a minha atenção. Depois de um tempo, revendo estas ações congeladas, percebi que tinham algo em comum e que conversavam entre si. Aí surgiu a ideia de fazer as gravuras e expor”, conta.

Como a própria artista define, “Abismos” é um codinome para o tempo congelado na fotografia. Ações de pessoas, que se aproximam um pouco da melancolia, e que jamais se repetirão. “É algo que te seduz e ao mesmo tempo te assusta. Aquilo faz você se aproximar e depois causa vertigem por estar ali”, comenta. Já, o  “Contemplativos”, segundo ela, vem da própria contemplação de momentos de pessoas e “Memória” faz referência ao todo da obra. “Quando coloco uma imagem ao lado da outra, o tempo desaparece, mas foi muita coisa que vivi entre uma fotografia e outra. A memória do que foi vivido fica sempre permanente”, diz Heloisa.

Heloisa Junqueira

Formada em Artes Plásticas com Licenciatura Plena na Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto e pós-graduada em História da Arte pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Já foi membro do Atelier 21 com a artista Vânia Castaldelli, Membro do coletivo Zeferina, integrou o Ateliê de pesquisas em poéticas visuais nomeado Latitude22, projeto participante do 3C - Centro de Criação Contemporânea, com acompanhamento de Josué Mattos.

A GALERIA

A Adearte Galeria & Store iniciou suas atividades em Ribeirão Preto em 2007. Hoje é dirigida pela fotógrafa, publicitária e galerista, Julia Junqueira. Conta com enorme acervo de gravuras originais, pinturas e esculturas de artistas contemporâneos do Brasil e de outros países, todas assinadas e numeradas. Além das peças de arte, oferece uma loja com produtos exclusivos de designers do mundo todo. O espaço trabalha com acessórios, bijuterias, peças designers e presentes originais.

Serviço

O que: Exposição Momentos Contemplativos da Memória

Quando: de 07 de agosto a 06 de setembro de 2014

Onde: Adearte Galeria & Store (Rua João Penteado, nº 920, Boulevard – Ribeirão Preto (SP) /  Tel :  (16) 3514-8123   /  3514-8124

Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados das 10 às 13 horas. Entrada: Gratuita

 

Comentários
Programa Compartilha Brasil