Viver - Saúde

Sonolência excessiva pode ser apneia do sono

7 de Agosto de 2014

 

O trabalho do dia a dia, os estudos e a vida pessoal podem causar uma exaustão e sonolência durante o dia, porém, nem sempre esse cansaço pode ser solucionado com uma boa noite de sono. A sonolência excessiva é um dos sintomas causado pela apneia obstrutiva do sono (SAOS), doença em que o paciente tem uma ou mais pausas na respiração enquanto dorme, impedindo o ar de chegar nos pulmões.

A apneia obstrói as vias aéreas, impedindo a respiração dos pacientes, interrompendo o sono do paciente e assim causando o distúrbio do sono. Outro sintoma comum causado pela doença é o ronco, segunda a Dra. Fernanda Cristina Ferreira de Camargo, Fisioterapeuta e especialista da Physical Care, Centro de Referência em Sono, o som é provocado pela obstrução parcial ou mesmo completo das vias aéreas superiores, o que dificulta a passagem do ar.

“O ronco pode ser um sintoma da apneia obstrutiva do sono que é caracterizado pela parada respiratória impedindo a entrada de oxigênio e saída de gás carbônico enquanto o paciente acredita estar dormindo, porém, na verdade estão ocorrendo micro despertares que impossibilitam que as fases do sono sigam seu rumo natural para que haja um sono verdadeiramente reparador” explica a especialista.

Para saber se você tem alto ou baixo risco de apneia, há um teste online, com duração de 3 minutos, para você identificar se deve ou não procurar um especialista no assunto. Além da sonolência excessiva e o ronco existem outros sintomas menos comuns em pacientes que possuem a doença, como dores de cabeça no período da manhã, insônia, ansiedade, depressão, esquecimento, ganho de peso e o aumento da frequência cardíaca.

Tratamento

Apneia do sono não tem cura, mas pode ser controlada quando diagnosticada. O tratamento tem como objetivo manter as vias aéreas livres restaurando o fluxo de ar durante a noite, para isso a escolha é o uso de máscara de tratamento que veste o nariz e boca conectada a um gerador de fluxo de ar, conhecido como CPAP, que provoca pressão positiva para facilitar sua passagem através das vias aéreas superiores durante a noite.

De acordo com a Dra. Fernanda o nível dessa pressão positiva fornecida pela interface da máscara é ajustado no paciente de acordo com o estudo polissonográfico. “O uso da máscara e CPAP de maneira correta pode apresentar uma taxa de sucesso no tratamento do paciente acima de 80%, dependendo também da parceria entre fisioterapeuta e paciente que é fundamental para uma escolha adequada da máscara e gerador de fluxo (Cpap e Bipap) e seus devidos ajustes além do acompanhamento para que haja uma adaptação e manutenção do tratamento e seus respectivos benefícios a saúde,” finaliza a doutora.

Dra. Fernanda Cristina Ferreira de Camargo

Fisioterapeuta há mais de 10 anos, especialista em Cardiorespiratória pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - InCor/HCFMUSP, Fernanda já atuou no Hospital e Maternidade São Luiz e no Hospital do Servidor Público Estadual. Hoje, sócia da Physical Care, centro de referência em sono, trata pacientes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, entre eles o empresário e fundador da Unip João Carlos Di Genio e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre a Physical Care

É um Centro de Referência em Sono e Saúde Respiratória, focado no atendimento personalizado e humanizado. Fundada em 2006, a empresa se destaca no mercado por sua eficiência técnica ao adaptar a vida de seus pacientes aos melhores equipamentos médicos de alta tecnologia e pelo atendimento por profissionais especializados altamente capacitados. Com o objetivo de incentivar e alertar a população, a Physical Care promove anualmente a Caminhada do Sono, evento criado pela empresa baseada na necessidade em orientar a população, evolvendo pacientes que tratam a doença e celebridades dispostas a incentivar a busca do tratamento. Com mais de 5.000 pacientes, entre eles, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Sergio Reis, a Physical Care tem entre seus principais produtos diariamente adaptados e alugados aos pacientes, o CPAP, Concentradores de Oxigênio Convencional e Portátil, BIPAP ou VPAP, além de enorme variedade em máscaras nasais, pillow ou swift, faciais e facial total, sempre à disposição para proporcionar a escolha certa.

 

Comentários
Assista ao vídeo