Notícias - Autoridades

Faculdade de Direito da USP presta homenagem a Celso Furtado

5 de Agosto de 2014

 

O Grupo de Pesquisa Direito e Subdesenvolvimento: o desafio furtadiano promove nos dias 7 e 8 de agosto na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) uma homenagem a Celso Furtado, cujo tema é Pensamento, ação e legado. O evento, organizado pelo professor do Departamento de Direito Econômico e Financeiro (DEF-FDUSP) Alessandro Octaviani, será divido em painéis e mostrará a trajetória e importância do ex-ministro Planejamento (1962) e Cultura (1986) e criador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no governo Juscelino Kubistchek.

A abertura dos trabalhos, às 8h45, ficará a cargo dos professores José Rogério Cruz e Tucci, diretor da Faculdade do Largo São Francisco, e Regis Fernandes de Oliveira. “Trata-se de homenagem justa da Faculdade do Largo São Francisco a um dos nomes mais importantes para a nação brasileira”, disse Tucci, acrescentando: “a história prova isso: Furtado formou-se em Direito, fez doutorado em economia, em que construiu carreira impecável, e foi ministro de duas Pastas diferentes”.

A coordenação do primeiro painel será de Alessandro Octaviani. Na sequência, ocorre “Furtado: retrato biográfico”, com explanação de Rosa Freire d’Aguiar Furtado, do Centro Internacional  Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, coordenado pelo professor Gilberto Bercovici.

A partir das 10, o tema a ser abordado é “Furtado: a navegação venturosa para o longo amanhecer”, com palestra de Francisco de Oliveira, da  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e coordenação do professor Luís Fernando Massoneto, secretário de Assuntos Jurídicos do município de São Paulo.

“Furtado: o Direito Econômico brasileiro e o desafio furtadiano”, coordenado por Vinícius Carvalho, às 11h, é o painel que encerra o período da manhã. Nele falarão os professores Calixto Salomão, Octaviani e Bercovici. À noite, às 19h, “Furtado: o historiador da economia brasileira”, será conduzido por Fernando Rugitsky, da FEA-USP, com palestra de Ricardo Bielschowsky”, da Cepal.

O dia 8 será marcado por duas palestras. Das 9h às 11h, Luiz Gonzaga Beluzzo, da Unicamp, o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, da FGV, e Leda Paulani, da FEA-USP, abordarão “Furtado: o economista brasileiro”. A coordenação será de Ricardo Ruiz, da UFMG. Já, das 11h às 12h, “Furtado: as reformas de Base e o planejamento”, sob coordenação do professor José Tadeu de Chiara, terá como palestrante o ex-ministro Almino Affonso.

 

Serviço

Celso Furtado: Pensamento, Ação e Legado

Local

Faculdade de Direito da USP

Largo de São Francisco, 95, Centro de São Paulo

Dias 7 e 8 de agosto, a partir das 8h45

 

 

Comentários
Assista ao vídeo