Cultura - Teatro

Juca de Oliveira em o Rei Lear de William Shakespeare

14 de Julho de 2014

 

Nesta versão criada por Geraldo Carneiro especialmente para Juca de Oliveira, o ator interpreta Lear, suas três filhas e várias personagens da tragédia (oito ao todo). É a primeira vez na história do teatro universal que Rei Lear é encenado como espetáculo solo.

Escrita em 1606, por William Shakespeare (1564-1616), a peça narra a trajetória de Lear, Rei da Bretanha, que aos 80 e tantos anos decide dividir o reino entre as três filhas. A cobiça e a ingratidão filial, temas centrais desta obra-prima, a tornam dolorosamente atual.

“Hoje, mais do que nunca, filhos e filhas, modernos clones de Goneril e Regan, continuam expulsando de casa os velhos pais para encarcerá-los em asilos, até a morte. Puro Shakespeare. Puro Rei Lear”, afirma o ator e dramaturgo que já está em seu quarto Shakespeare (Júlio César/1966, Ricardo III/1975 e Otelo/1982).

Dirigido por Elias Andreato, Juca de Oliveira, com mais de 60 anos de carreira e vários prêmios no currículo, celebra com este espetáculo sua paixão e dedicação ao teatro brasileiro. Além da atualidade do tema, característica marcante nos textos do bardo, a montagem traz o ineditismo de ser encenada apenas por um ator.

De acordo com Geraldo Carneiro, a atual adaptação procura recortar os momentos centrais da trajetória de Lear. “Claro que há reduções e supressões que podem provocar alguma estranheza a um especialista. Mas, em contrapartida, talvez, tenhamos o personagem mais próximo de nós, em geral avassalados por sua grandeza. Aqui, Lear é sujeito e narrador de sua própria história. E vemos que o que parecia monstruoso na violência de seu tempo é cada vez mais parecido com os monstros da sociedade contemporânea.”

Na visão do diretor Elias Andreato “o teatro não é apenas indústria ou gesticulação, é imaginação, libertação e amor. Toda vez que um ator pisa num palco, ele perpetua esta paixão e nos oferece o seu coração para que possamos suportar o que temos de mais monstruoso e de mais belo. É assim, através desta exposição, que nos tornamos artistas soberanos. Que o nosso Rei Lear seja uma oferenda, uma troca de amizade e de amor entre os homens”.

 

 REI LEAR

TEATRO EVA HERZ

Livraria Cultura - Conjunto Nacional

Avenida Paulista, 2073 - Bela Vista

Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br

Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h. Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito - Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito - Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.

Vendas: www.ingresso.com e 4003-2330

 

Sextas e Sábados às 21h | Domingos às 19h

Ingressos: R$ 60

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Pré-estreia para convidados: quinta-feira, dia 17 de julho, às 21h

Estreia 18 de Julho

Temporada: até 12 de outubro

 

Ficha Técnica:

Texto: William Shakespeare

Tradução e Adaptação: Geraldo Carneiro

Elenco: Juca de Oliveira

Direção: Elias Andreato

Assistente de Direção: André Acioli

Figurino e Cenário: Fabio Namatame

Iluminação: Wagner Freire

Preparação Corporal: Melissa Vettore

Trilha Sonora: Daniel Maia

Fotografia: João Caldas

Logo: Elifas Andreato

Programação Visual: Vicka Suarez

Assessoria de Imprensa: Morente Forte

Gestão de Patrocínios: AT Cultural

Administração / Lei Rouanet: Sodila Projetos Culturais

Direção de Produção: Keila Mégda Blascke

 

Comentários
Assista ao vídeo