Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória: Isaura Bruno

23 de Junho de 2014
Isaura com Amilton Fernandes em O Direito de Nascer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isaura Bruno nasceu em uma fazenda no interior de São Paulo e perdeu o pai com apenas 3 anos e a mãe com 11 anos. Foi criada pela avó materna até que essa morresse, e a partir daí resolveu sair da roça e vir tentar a vida na cidade grande.

Ela foi trabalhar em uma casa de família, mas se apaixonou foi pelos bailes e pelas gafieiras que freqüentava nos finais de semana. Foi neles que conheceu Wálter Forster que a convidou então para trabalhar no filme “Luar do Sertão”, em 1949.

Mamãe Dolores marcou a carreira de Isaura Bruno

Nascia assim a atriz Isaura Bruno, que em 1952 voltaria ao cinema em “Simão, o Caolho” e depois faria com Mazzaropi o filme “O Vendedor de Linguiças”. A televisão foi o passo seguinte onde Isaura foi a Tia Anastácia da versão de “O Sítio do Pica Pau Amarelo” de 1964 na TV Tupi.

Da Tia Anastácia, Isaura se transformou na primeira atriz negra brasileira a ganhar um papel de destaque em uma telenovela, se transformando em um sucesso nacional como a Mamãe Dolores de “O Direito de Nascer”, umas das novelas mais marcantes da década de 1960 na televisão.

Com Amilton, Guy Loup e José Parisi na festa de encerramento da novela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o sucesso da novela e da personagem, que marcaria para sempre a carreira da atriz, Isaura ainda teria destaque nas novelas “O Preço de Uma Vida” e “O Anjo e o Vagabundo”, ambas na TV Tupi e no filme “O Jeca e a Freira”, também ao lado de Mazzaropi.

Nos anos 70 a carreira de Isaura Bruno entrou em declínio e ela faria apenas a novela “A Cabana do Pai Tomás” na TV Globo e o filme “A Marcha” ao lado de Pelé e Nicette Bruno. A atriz morreu de um ataque cardíaco, pobre e esquecida pelas emissoras e o grande público, sobrevivendo apenas com a venda de doces nas ruas de Campinas.

Com Sérgio Cardoso na novela O Preço de uma Vida
Comentários
Assista ao vídeo